“Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Jo 14,16
Foi distribuído pelos presentes um papelinho com a letra da canção “Caminho para a Vida” (dos Sal da Terra) e ao ligar o CD no gravador, começámos a cantar ao som da música. Tomámos atenção à letra e conversámos um pouco sobre o seu significado. Depois pedi para que alguém lê-se a seguinte leitura da Bíblia (Jo 14, 1-16). O passo seguinte foi colocar as algumas questões, fomos respondendo e dando exemplos práticos do nosso dia-a-dia. As questões são:
- O que é que chamou mais à atenção na leitura??
- Hoje sentes que aconteça o que acontecer sabes o caminho? Ou estás no lugar de Tomé, que mesmo vivendo com Jesus tinha dúvidas sobre para onde iria?
- Já tinhas pensado que quando te referes a Jesus referes-te ao Pai? Quantas vezes dúvidas da sua existência e sentes necessidade de ver para crer como Filipe?
- Aceitas Jesus na tua vida como uma verdade?? Faço esta questão porque é fácil vir aqui e cantar umas músicas fixes e dizer umas frases bonitas, mas é importante que Jesus seja uma verdade para nós, e será que é?
- Todos temos que fazer escolhas no nosso caminho, agora, quando as fazes escolhas, segues Jesus?? Fazes o que Jesus te diz?
- Se Jesus é a verdade e se caminhamos seguindo Jesus. Agora, a parte mais difícil: será que fazemos de Jesus a nossa vida? Fazer de Jesus vida não é preciso ser Padre! É preciso fazer com que Ele esteja sempre presente. Na última reunião afirma-mos que O amamos, quando amamos verdadeiramente e o amor já é maduro, temos orgulho e falamos desse amor a toda a gente! Pergunto se na escola, em casa, ou quer que vás/ no que quer que faças revelas os outros Jesus? Costumas evangelizar? Porque é que insistimos em dividir o que não devemos, isto é aqui, na JMV somos Jesus uns para os outros, mas e lá fora? Continuamos a ter vergonha da verdade, do caminho e da vida que escolhemos? Sabemos que é bom, então porque é que por vezes ficamos calados?
Quando as trocas de ideias terminaram, eu coloquei um cartão com a seguinte frase escrita na vertical: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida!”. A sugestão era conseguirem fazer uma espécie de palavras cruzadas, ao aproveitarem as letras existentes para colocar palavras que estivessem na leitura e na canção apresentadas ao longo da reunião. Para terminar fizémos uma oração e rezámos um Pai-Nosso, mais uma Avé Maria.
Cátia Raquel
Sem comentários:
Enviar um comentário