segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Santos do Mês de Dezembro

Santa Bárbara (4 de Dezembro)
Estrangeira de um País Distante


         Diz-se que Bárbara era filho de Dióscoro, um homem pagão e de grande riqueza ciosa de sua filha. Por esta razão, mandou construir uma torre para que Bárbara vivesse nela sem que ninguém tivesse acesso à sua pessoa, excepto ele próprio. Aproveitando uma viagem que o pai fez, Bárbara mandou fazer três janelas. Quando o pai soube que as três janelas simbolizavam a Santíssima Trindade irritou-se tanto que quis matá-la. Bárbara conseguiu escapar, mas o pai voltou a prendê-la e entregou-a ao juiz que ordenou que torturasse brutalmente. Por fim foi o próprio pai que lhe cortou a cabeça. É invocada contra os raios, as tempestades e trovoadas. É padroeira dos mineiros e da Artilharia do exército.

São Francisco de Assis (12 de Dezembro)
Homem pobre e humilde
         Francisco nasceu numa família de comerciantes e estava destinado a herdar. Um dia socorreu um leproso e sentiu grande alegria ao fazê-lo. Desde então, dedicou-se a auxiliar todo o tipo de doentes, sobretudo os socialmente marginalizados. Deu todo o seu dinheiro aos pobres e decidiu tratar deles toda a vida e, por isso, quis ser o mais humilde de todos, sem nunca possuir qualquer dinheiro. Fundou a Ordem Franciscana baseada na pobreza, humildade e penitência. Embora, no princípio a ordem não tenha sido bem acolhida.

Rei David (29 de Dezembro)
O Mais Querido
         É uma das figuras mais fortes e apaixonadas do Antigo Testamento. Com o seu nome se retoma a linhagem do Messias, a quem se chama Filho de David. A sua vida está cheia de arrebatamentos místicos e de grandes pecados. O rei Saul desterrou-o por inveja. Apesar disso, David reinou sobre toda a Israel, conquistou Jerusalém e transferiu a Arca da Aliança, perante a qual dançava como um truão.



Sem comentários:

Enviar um comentário