São Bento (11 Fevereiro)
O Bem Dito
Bento provinha de uma família nobre, mas é venerado pela sua vida de solidão. Instalou-se numa gruta, levando uma vida de austeridade. Pobreza, penitência e oração foram a sua companhia durante muitos anos. A sua fama espalhou-se, atraiu numerosos fiéis e fundou vários mosteiros. Nomearam-no abade, mas a inveja cresceu entre os monges que quiseram tentá-lo com prostitutas. São Bento abandonou o local e fundou outro mosteiro sob as seguintes regras monásticas: obediência, disciplina, oração, trabalho e sobriedade. Padroeiro dos engenheiros.
Santo Julião (12 Fevereiro)
Como um Deus
Como um Deus
Julião, também chamado “o hospitaleiro”, fugiu da sua família para evitar uma profecia que augurava que mataria os pais. Alistou-se sobre as ordens de um rei longínquo que lhe pagou os seus serviços casando-o com uma rica viúva. Um dia chegaram seus pais procurando o filho e a esposa para que lhes dessem abrigo; esta cedeu-lhes o seu quarto. Enganado pelas aparências e julgando que esposa lhe era infiel, Julião trespassou com a espada os ocupantes do leito que não eram outros senão os seus pais.
Horrorizado com a sua acção partiu com a esposa para se penitenciar nas margens de um rio e ali construiu uma hospedaria para socorrer os caminhantes sem amparo. Um dia Julião recebeu um caminhante leproso, que, de forma repentina, resplandeceu cheio de luz e beleza para comunicar-lhe que Deus lhe tinha perdoado.
Padroeiro dos hospedeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário