sábado, 12 de fevereiro de 2011

SANTOS DO MÊS DE FEVEREIRO


São Bento (11 Fevereiro)
O Bem Dito


Bento provinha de uma família nobre, mas é venerado pela sua vida de solidão. Instalou-se numa gruta, levando uma vida de austeridade. Pobreza, penitência e oração foram a sua companhia durante muitos anos. A sua fama espalhou-se, atraiu numerosos fiéis e fundou vários mosteiros. Nomearam-no abade, mas a inveja cresceu entre os monges que quiseram tentá-lo com prostitutas. São Bento abandonou o local e fundou outro mosteiro sob as seguintes regras monásticas: obediência, disciplina, oração, trabalho e sobriedade. Padroeiro dos engenheiros. 


Santo Julião (12 Fevereiro)
Como um Deus
 



Julião, também chamado “o hospitaleiro”, fugiu da sua família para evitar uma profecia que augurava que mataria os pais. Alistou-se sobre as ordens de um rei longínquo que lhe pagou os seus serviços casando-o com uma rica viúva. Um dia chegaram seus pais procurando o filho e a esposa para que lhes dessem abrigo; esta cedeu-lhes o seu quarto. Enganado pelas aparências e julgando que esposa lhe era infiel, Julião trespassou com a espada os ocupantes do leito que não eram outros senão os seus pais.
Horrorizado com a sua acção partiu com a esposa para se penitenciar nas margens de um rio e ali construiu uma hospedaria para socorrer os caminhantes sem amparo. Um dia Julião recebeu um caminhante leproso, que, de forma repentina, resplandeceu cheio de luz e beleza para comunicar-lhe que Deus lhe tinha perdoado.
Padroeiro dos hospedeiros.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário