quinta-feira, 2 de junho de 2011

Santos do Mês de Junho

S. Tiago, O Menor (4 Junho)
O Rosto de Cristo


            São Tiago, o Menor, tinha grande semelhança com Jesus Cristo. Foi um homem casto e de costumes austeros. Teve a cargo a igreja de Jerusalém por incumbência directa de Cristo. Acusado perante o Conselho Supremo de infringir a lei judaica os sacerdotes instigaram o povo contra ele até que conseguiram a sua morte. É invocado contra a injustiça.

St. António de Lisboa (13 Junho)
O que merece louvores
            Sempre soube o amor de Deus, António foi primeiro Agostinho e depois Franciscano. Viajou por diversos lugares de África e posteriormente dirigiu-se à Sicília para pregar a palavra de Deus.
            Os seus sermões eram seguidos por grande número de fiéis e tinham tal força que convertiam os hereges. Efectuou numerosos milagres entre os quais o de ressuscitar mortos. O Menino Jesus apareceu-lhe sobre a Bíblia e quando morreu foi construída uma igreja para o consagrar. Ao fazerem a trasladação dos restos encontraram-lhe a língua intacta. Protector dos feirantes.

São João (24 Junho)
Precursor de Deus

            O nascimento de João foi anunciado pelo arcanjo Gabriel como o precursor de Jesus Cristo. Ao chegar à idade suficiente para fazê-lo, dedicou a sua vida à pregação.
            As Sagradas Escrituras narram a sua vida. Teve o privilégio de baptizar Jesus, considerando depois a missão terminada.

São Pedro (29 Junho)
Pedra Dura e Firme

            Com Pedro inicia-se a hierarquização da Igreja sob as palavras: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Jesus predisse que haveria de negá-lo três vezes e assim aconteceu no dia em que Jesus foi preso no Monte das Oliveiras. A negação causou-lhe grande sofrimento para o resto da vida e chorou de madrugada ao ouvir o canto do galo.
            Foi o primeiro bispo da cristandade na cidade de Roma. Depois da morte de Jesus dedicou toda a sua vida à oração em companhia de São Paulo na cidade de Roma, e morreram os dois no mesmo dia, durante o reinado de Hérodes, a quem pediu que o crucificasse numa cruz invertida. É representado com uma chave na mão, que significa as portas do céu e também ao lado de um galo por ter negado Cristo antes do amanhecer. Padroeiro dos pescadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário