quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Reunião de 4 de Fevereiro de 2012

“O serviço aos pobres no jovem vicentino”

A reunião do passado dia quatro de Fevereiro teve a presença de quase 10 jovens para debater um tema sempre atual, isto é, como servir os pobres enquanto jovem vicentino.
Após a oração inicial, foi pedido que o grupo se dividisse em dois pequenos grupos, sendo que um iria imaginar-se no papel de pessoas ricas de muito dinheiro interiorizando o status social que representa e o outro grupo de pobres sem recursos. Cada jovem, numa espécie de plano futuro, traçou algumas metas a atingir para a sua vida pedindo-se aos ricos para falarem como senhores e donos e aos pobres como miseráveis.
O resultado foi um bom debate sobre dois grupos sociais em que todos os elementos se empenharam bastante puxando pela criatividade.
Como conclusões finais percebe-se que não existe um combate verdadeiro à pobreza se não houver um esforço de cada um de nós. Mesmo à distância, cada um de nós pode dar exemplo com um estilo de vida menos consumista para que outros olhem o nosso exemplo e também percebam que só desta forma podemos contribuir para a igualdade, podendo ajudar assim os que estão longe e perto.
Por fim foi pedido que ao longo da semana, sempre que passarmos por alguém que nos aponte algum aspeto de pobreza, que tentemos ser essa pessoa e pensar, ver e sentir como se fosses ela(e).


Rita Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário