terça-feira, 15 de maio de 2012

Reunião de 12 de Maio de 2012

Aqui fica um pouco do que foi esta reunião de formação :)

Sub-Tema: Ser vicentino no dia-a-dia. Ser exemplo para o “exterior” e na própria família.



- Como acham que era o coração do menino que deu o caso?
- Como acham que ficou o coração da mãe?
- Como acham que se sentiu o menino que recebeu o casaco?
- Costumas dar ou fazer algo para dar o Teu “casaco”?

O objectivo é levar o jovem JMV a perceber que o coração do menino é um coração generoso, bondoso, com compaixão, altruísta, atento, preocupado, humilde e que passa acção (activo). E que desta forma é que deve ser o coração de cada um de nós.

Perante o ato do filho, a mãe fica emocionada, e tocada pelo coração que o filho tem, esta sente uma felicidade transbordante, porque o seu filho muito amado VIU o pobre (o irmão), ou seja, o coração do seu filho foi Caridade! Nesta fase é importante fazer percebe que a mãe representa Deus, que do “Alto” vê as acções dos seus filhos, e que fica “tocado”, por estas.

Por fim o menino que recebeu o casaco foi “alvo de Amor/caridade”, sentindo-se certamente alegre, reconfortado, acariciado, “quente” (fisicamente e não só), especial aos olhos do outro menino (somos todos diferentes, mas somos todos especiais aos olhos de Deus e Deus olha por todos nós). Deus diz-nos várias vezes que a vida tem muito valor, e que tal como a minha vida tem valor, a vida dos outros também tem imenso valor! Por isso Deus pede-nos que estejamos atentos ao irmão e que o ajudemos.



Na formação e na oração encontramos a explicação e força que nos podem levar a agir melhor e com mais frequência. (Filipa Vieira)


Sem comentários:

Enviar um comentário