sábado, 27 de setembro de 2014

Hoje é dia de São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo nasceu numa família de camponeses a 24 de Abril de 1581, na aldeia de Pouy no sudoeste de França. Estudou teologia na Universidade de Tolosa, e foi ordenado sacerdote aos 19 anos. Completou os seus estudos teológicos quatro anos mais tarde. Aproveitou o seu estatuto de sacerdote, para escapar a vida monótona da sua aldeia e partiu para Paris.  Durante alguns anos, Vicente esteve como pároco na Paróquia de Clichi, perto de Paris. Em 1617 tornou-se o capelão dos galerianos. Ele tinha a seu cargo, o cuidado espiritual dos camponeses que viviam nas terras pertencentes aos Senhores de Gondi. Aos poucos, Vicente começa a descobrir o caminho dos pobres. Inicia o caminho da conversão.

Para responder às necessidades dos pobres do seu tempo, Vicente empreende várias Fundações:

A Congregação da Missão em 25 de Janeiro de 1625. Vendo a pobreza espiritual dos camponeses, lentamente influenciou alguns sacerdotes jovens com os quais decidiu fundar a Congregação da Missão, cujos sacerdotes são muitas vezes conhecidos pelo nome de “Lazaristas”. Dedicaram-se então a trabalhar com os camponeses que viviam nas proximidades de Paris, anunciando-lhes a Boa nova do Evangelho e ajudando-os também nas suas carências espirituais distribuindo-lhes roupa e alimentos.
  
As Filhas da Caridade a 29 de Novembro de 1633. Com Luísa de Marillac, uma mulher dotada de grandes talentos espirituais e de grande sensibilidade, fundou a primeira congregação, cujos membros se consagraram inteiramente ao serviço dos Pobres, fora do Claustro.

Vicente era um homem de acção mais que um teórico. A Sua força interior era comunicativa. O Seu espírito era simples, prático e directo. Olhava Cristo como seu Mestre e procurava traduzir a mensagem do Evangelho em realizações concretas.

São Vicente de Paulo faleceu em 27 de Setembro de 1660.
Em 16 de junho de 1737 foi canonizado pelo papa Clemente XII, e em 12 de maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII. Seu corpo repousa na Capela da casa-mãe dos Padres da Missão (Lazaristas) – São Lázaro, em Paris.


"Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus, mas que isto seja à custa dos nossos braços, e com o suor dos nossos rostos".

Sem comentários:

Enviar um comentário