segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Santos do Mês de Agosto

Santa Helena (18 Agosto)
Resplandecente


            De origem humilde, a sua beleza cativou um oficial romano, Constâncio Cloro e viveu com ele em diversas guarnições. Desta união nasceu na actual Sérvia o futuro imperador Constantino. Já velha decide peregrinar á Terra Santa e funda duas basílicas, uma no Monte das Oliveiras e outra em Belém. A sua fé e perseverança levou-a a procurar a cruz onde morreu Cristo e conseguiu por fim encontrar a verdadeira cruz, que se dividiu em múltiplos pedaços como relíquia para espalhar por todo o mundo. É invocada para uma boa morte.

São Bartolomeu (24 Agosto)
Homem Marcado

            Bartolomeu, cujo nome era Natael, antes de converter-se ao cristianismo, foi um dos doze apóstolos e sobre ele disse o próprio Jesus: “Ele é um autêntico filho de Israel”.
            As virtudes mais destacadas de Bartolomeu foram sempre a honestidade e a sinceridade. Quando Cristo morreu dedicou-se a pregar a palavra de Deus e no seu apostolado chegou até à Arménia e à Índia. Em torno da sua morte existem diversas versões. A mais verosímil é que diz que lhe arrancaram a pele em tiras e o decapitaram. É padroeiro dos vinicultores e dos curtidores.



Santo Agostinho (28 Agosto)
Doutor da Igreja

            Agostinho nasceu em Tebaste. Filho de Santa Mónica, passou a sua adolescência e juventude de forma licenciosa, preso a todo o tipo de prazeres, sobretudo os da carne. Viveu de forma pecaminosa com uma mulher durante doze anos. Desta relação nasceu um filho. Enquanto a sua mãe, Santa Mónica, não se cansou de chorar pelo seu comportamento, implorando continuamente a Deus que seu filho Agostinho mudasse os seus hábitos tão pouco edificantes. Graças à santa perseverança de sua mãe, Agostinho converteu-se ao cristianismo, transformando-se num dos maiores pensadores de todos os tempos e um dos doutores de maior prestígio na Igreja católica.
            No seu livro Confissões narra todas as aventuras da sua vida pagã. É representado com um livro aberto e um coração, símbolos de sabedoria e amor. Padroeiro dos teólogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário