quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reunião de 5 de Novembro de 2011

A reunião do passado sábado foi dada pelo Francisco (Xico) e baseou-se em dois textos que ele nos trouxe: um sobre S. Vicente de Paulo e outro sobre a Madre Teresa de Calcutá.
 Muitas opiniões foram ditas às cerca dos dois textos… por exemplo sobre o primeiro, o aspecto que todos focámos mais foi que orar também é “atender o pobre”, devemos não apenas orar, mas também pôr o que aprendemos em prática ajudando o próximo e esta ajuda é assim também uma forma de orar.
Nem todos conheciam o exemplo de São Vicente (o que é bom, por significa que estamos a crescer em número xD), mas por outro lado já todos conhecíamos mais ou menos o exemplo da Madre Teresa.
 Foi dito que ela teve uma vida realmente de entrega ao próximo e que nisso via-se também, mais uma vez que também é possível orar no serviço, contudo ela refere mais duas coisas também muito importantes: a primeira é que devemos sorrir – às vezes não são precisos grandes feitos para ajudar o próximo, um sorriso pode fazer a diferença – a segunda é que ela vai rezar pelos que têm dúvidas, para que eles encontrem o seu caminho, em vez de se focarem em realidades que talvez não sejam as mais importantes.
Não devemos acreditar em tudo, nem concordar com tudo o que é a igreja, devemos sim, ir fazendo a nossa caminhada com o intuito de sermos cada vez melhores instrumentos de Deus (S. Vicente e Madre Teresa foram bons muito instrumentos), desvalorizando aquilo que pode pôr em dúvida o Deus de Amor que nos dá tantas alegrias.
Na reunião estiveram presentes, os dois/três novatos: o Catalin, a Patrícia e o Rui :) e mais eu, o Xico, a Isabel, o Zé, a Maria Inês, a Cátia e o Garroja. Penso que foi uma reunião muito proveitosa, pois falámos sobre vários assuntos, muito para além do que estava inicialmente programa pelo Xico, penso eu. Mas foi bom, pois é na partilha de histórias, dúvidas, respostas, testemunhos, etc., que conseguimos cada vez estarmos mais firmes na fá e também crescer como pessoas.
Deixo-vos aqui os dois textos:

Muitos sorrisos para todos,
Filipa Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário