domingo, 30 de novembro de 2014

Tempo comum: EVANGELHO Mc 13, 33-37

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 13,33-37.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento.
Será como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, deu plenos poderes aos seus servos, atribuindo a cada um a sua tarefa, e mandou ao porteiro que vigiasse.
Vigiai, portanto, visto que não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se de manhãzinha;
não se dê o caso que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir.
O que vos digo a vós, digo-o a todos: Vigiai! 



André Costa

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia 27 de Novembro, o dia da 2º aparição

Espero que todos saibam o que celebramos hoje sem ter a necessidade de ler o que vem escrito asseguir.

Então, é hoje dia 27 de Novembro de 2014, 184 anos depois, que celebramos a 2º aparição de Maria a Santa Catarina de Labouré.
Já todos devem saber a história mas para quem não se lembra é assim:
No dia 27 de Novembro de 1830 a Santíssima Virgem faz a sua 2º aparição a Santa Catarina e pede-lhe que cunhe uma moeda que diga "Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós". Todos os que usassem a medalha receberiam grandes graças. Maria mostrou a Catarina como devia ser o desenho da medalha:

A Virgem disse que ela devia procurar ajuda do seu confessor, o padre Jean Marie Aladel.

De início o padre Jean não acreditou no que Catarina lhe contou, mas depois de dois anos de a observar Catarina ele finalmente dirigiu-se ao arcebispo, que ordenou a cunhagem de duas mil medalhas, a 20 de junho.
Catarina nunca divulgou as aparições, salvo pouco antes da morte, autorizada pela própria Maria Imaculada.


André Costa

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Reunião de dia 22 de Novembro de 2014

A reunião do dia 22 foi uma reunião muito à volta do tópico Natal e Advento.
Acendemos umas velinhas, sentámo-nos no chão, fechámos os olhos e ouvimos umas músicas de Natal para entrar no espírito.
Esclarecemos o que é o Natal, o que é o Advento e o que se faz nessas alturas. Cada um disse qual era a parte mais importante desta época para si e também partilhámos o que fazíamos em casa. Se íamos passear, se estávamos com muita família, se comíamos muito, etc.
No fim da reunião, cada um fez um quantos-queres e escreveu na parte de fora valores que devem existir no Natal e na parte de dentro de cada valor um compromisso para criar ou aumentar esse valor na época.





André Costa

Reunião de dia 15 de Novembro: “Valor da Vida”

A reunião do dia 15 foi interessante e começou duma forma interessante. Começou com todos a desenharem a primeira coisa que lhes veio á cabeça num papelinho e uma música de fundo muito relaxadora. Após todos termos desenhado, cada um de nós deu o seu papel à pessoa que se encontrava à sua direita e esta tinha que interpretar o que via e tentar adivinhar o que é que a pessoa que lhe tinha dado o papel estava a pensar.
Após isto, a Patrícia pediu que alguém se voluntariasse para abrir uma caixa que estava no meio, e a Mariana voluntariou-se logo. Abriu a caixa e estava um espelho lá então todos tivemos de escrever 3 adjetivos sobre ela.
De seguida vimos um video sobre a vida e o que ela significa para cada pessoa. Chegou-se á conclusão de que para cada pessoa, a vida tinha um significado diferente.
A Patrícia fez depois as perguntas:
  • O que é a vida para vocês?
  • O que é um atentado à vida?
  • Conhecem alguém que está revoltado com a vida? Como é o seu comportamento?
  • Conhecem alguém que valorize a vida e que tenha atos e comportamentos que a dignifiquem?
  • O que podes fazer para preservar e valorizar a vida?
E toda a gente respondeu e partilhou algumas das suas respostas.
E depois foi feita a oração.
Foi uma reunião acerca dos valores e significados da vida e foi muito boa.


André Costa e Beatriz Pereira

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Um Halloween Diferente


No dia 31 de Outubro, é comemorado o Halloween e a JMV realizou uma actividade pela primeira vez que consistia em festejar Halloween de uma maneira diferente.  
Depois da hora de jantar, por volta das 21 horas, organizou-se um grupo que percorreu algumas ruas de Santiago do Cacém, onde fomos a casa de várias pessoas com o objectivo de angariarmos alimentos (massa, arroz, enlatados, etc.) que depois serão utilizados para fazer um cabaz de natal para uma família carenciada. Foi uma maneira diferente de ajudar quem mais precisa de uma forma tão fácil e divertida. Todos costumamos pedir doces mas desta vez todos pedimos bens alimentares e as pessoas contribuíram de uma forma ou de outra, umas mais outras menos, mas o resultado foi positivo e foi muito agradável ver todas aquelas pessoas que contribuem felizes com esta nossa iniciativa e por outro lado pensar na felicidade de quem irá receber este nosso pequeno presente. Todos ficámos felizes por conseguirmos atingir o nosso objectivo e termos conseguido alimentos para mais de um cartaz, podendo assim ajudar várias famílias carenciadas. Esperamos que para o ano consigamos repetir a actividade, pois foi uma experiência única que todos iremos recordar.





Reunião de 8 de Novembro de 2014

Tema: Dar amor e arriscar

A reunião:
  • Apresentação dos campos de missão e avisos;
  • Explicação das várias vertentes do tema deste ano JMV;
  • Início do tema da reunião: "Projeta-te para Cristo no amor";
  • Análise dum texto inserido neste tema e posterior partilha de compromissos individuas e do grupo:
    Após a leitura do texto, cada um expressou a sua opinião tendo em conta o tema da opinião e, em conjunto, chegámos à conclusão que o coração perfeito não é o coração mais bonito, mas sim o imperfeito, com remendos e buracos, pois lembra-nos tudo e todas as pessoas que já passaram pela nossa vida e nos ajudaram a crescer;
  • Oração final.




Reunião de 1 de Novembro de 2014

Esta reunião foi marcada pela reflexão pessoal. Individualmente, cada um de nós devia reflectir sobre a sua relação com Deus, sobre o que fazíamos para alimentarmos a nossa relação com Deus e sobre o que nos acabava por afastar de Deus.
No fim da reunião, cada um de nós partilhou e falou sobre o que tinha reflectido e a que conclusões tinha chegado, tendo acabado com cada um de nós a pedir a Graça de Deus para um desejo pessoal, que foi mais tarde entregue a outra pessoa do grupo.


domingo, 9 de novembro de 2014

Projeto de Caridade e Missão da JMV Portugal para o ano pastoral 2014/2015

Durante o próximo ano a JMV é convidada a projetar toda a sua vida para Cristo e a desenharmos cada traço da nossa vida tendo em conta o Seu rosto, o seu exemplo.

Pensarmos em projetar a nossa vida para Cristo impele-nos pois a projetarmo-nos também no irmão necessitado, pois é nele que encontramos Cristo! Somos, pois, todos convocados à missão!

Uma missão voluntária e genuína, uma missão de entrega, amor e caridade. Uma missão que deve ser, nas palavras do Papa Francisco, vivida com graça e alegria. “Graça porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, oferece sabedoria e fortaleza àqueles que são dóceis à sua ação. Alegria porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado para evangelizar o mundo, apoia e acompanha a nossa obra missionária.” (Papa Francisco, Mensagem para 88.º Dia Mundial das Missões).

E é com alegria e graça que o Conselho Nacional estabelece três pilares que orientarão na fundamentação do Projeto que agora apresentamos.
1. Missão e Evangelização
2. Missão e Caridade
3. Missão Ad’Gentes

http://jmvpt.org/arquivo/noticias/239-projeto-de-caridade-e-missao-da-jmv-portugal-para-o-ano-pastoral-2014-2015.html

domingo, 2 de novembro de 2014

Reunião de 25 de Outubro de 2014

Nesta reunião começámos por dar as boas vindas ao novo e mais recente membro: a Inês Costa.
A reunião começou por tempo em setores. O da Imprensa para trabalhar nos bonitos textos que se apresentam no blogue e no facebook, os setores de Caridade e Missão com Tempos Livres para planearem uma actividade para o Halloween e o de Liturgia e Mariano para preparar o Terço que se daria nessa noite e a missa na manhã seguinte.
Depois de todos os setores terem feito o que precisavam, reuniram-se para sabermos o que cada um tinha discutido no seu setor no dia 18, depois do jantar. Em seguida, fomos divididos em dois grupos. Sem podermos falar e comunicar uns com os outros, tivemos que ler uma passagem bíblica e com plasticina representar aquilo que percebemos. No fim, fomos chamados de volta para a sala, e lemos a mesma passagem, mas desta vez, em grupo e explicámos como é que chegámos, sem comunicar, aos nossos trabalhos. Desfizemos as “obras de arte” dos dois grupos e uma nova foi feita, por todos.









Opiniões da reunião:



Ana Teresa:
Acho que foi muito produtiva e interessante. Gostei, principalmente, porque na minha opinião o objetivo da reunião foi entendido.



Jantar com o Concelho Nacional e Regional - 18 de Outubro 2014

    No dia 18 de Outubro, o Concelho Nacional e Regional juntaram-se ao centro local de Santiago do Cacém para um jantar típico alentejano.
    Com recepção às 20h e inicio às 21h, o jantar surpreendeu os concelhos que descreveram este como um bufete.
    Depois do jantar sucedeu-se a apresentação individual de cada um dos membro dos Concelhos e do nosso centro local.
    Os Concelhos quiseram saber quais eram os nossos desejos para este ano como JMV.
    De seguida foi-nos apresentado o calendário das atividades da JMV para este ano.
    Mais tarde houve tempo em setores, nos quais os representantes e vogais Nacionais e Regionais se reuniram com os devidos representantes e vogais de Santiago do Cacém.
    No fim, houve uma oração, tirámos algumas fotos em grupo e despedimo-nos guardando a noite nas nossas memórias.

Opiniões do Jantar:


Isabel Vilhena:
Acho que foi um jantar muito agradável, a comida estava ótima, e o convívio foi muito importante. A minha reunião em sector foi super produtiva e esclarecedora. 

Tiago Gonçalves:

Gostei bastante, desculpem a visita ser de médico mas as visitas são mesmo assim. Acho que se portaram muito bem, estava tudo muito organizado e bom. Parabéns!

Rute Gonçalves:

Eu gostei muito, acho que nos conseguimos organizar bem. Quanto à reunião com os senhores presidentes (que são uns porreiros) também gostei e acho que foi muito importante para mim, uma vez que estou agora a iniciar o cargo, pois alertaram-me para coisas importantes. 

Mariana Martins:

Eu gostei muito. Na reunião de setores deram-me várias ideias que temos de discutir. Por exemplo, abrir um campo de missão em Santiago do Cacém, porque temos vários lares e a Cersi.

Francisco Vilhena:

Estava muito bom, apesar de a sua preparação/organização começar um pouco atribulada, acabou por correr tudo bem.

Patrícia Gonçalves:

Eu gostei muito, foi uma noite muito divertida, acho que conseguimos organizar as coisas muito bem e a reunião em setores foi muito esclarecedora e muito produtiva.