segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Regional Sul - 23 de Novembro 2014

Foi no dia 23 de Novembro de 2014 que se realizou mais um Regional Sul e como não podia deixar de ser Santiago teve de marcar presença. Apesar de nos termos levantado às 5 da manhã, animação não faltou, neste dia.

Depois de algumas horas de caminho, chegamos finalmente a Mafra, onde fomos muito bem recebidos. Demos inicio ao tema deste regional “Nós te prendem, Nós te libertam. Escolhe” com uma apresentação preparada por Mafra, onde nos apresentaram um excerto do livro O Principezinho, que foi muito giro. De seguida, reunimo-nos em comunidades, falamos sobre o tema e partilhamos as nossas opiniões.

Depois de reunidos em comunidades, fomos almoçar pois já estávamos todos esfomeados. De barriga cheia demos inicio aos Workshops que foram muito interessantes. Workshops terminados, fomos a correr para a Igreja de Santo André para dar inicio à Eucaristia. No final, houve ainda tempo para uma fotografia de grupo.

Despedidas feitas chega a hora de regresso a casa.

Apesar da chuva não dar tréguas e do cansaço foi um dia bem passado com companhia excelente. Gostei imenso e espero para o ano poder ir outra vez.

Patrícia Gonçalves

Em relação ao Encontro Regional Sul, como todos os regionais, sabe sempre a pouco. Gostaria que tivesse havido mais tempo em comunidade, mas o tema era simples e cheio de pormenores que enriqueceram todos aqueles que passaram por Mafra no passado Domingo, dia 23 de Novembro.
Em termos de organização estava muito bem, quer da parte do Conselho Regional Sul, quer do centro local de Mafra.
As duas partes que mais gostei foram sem dúvida a reflexão antes de almoço e a missa. O Padre Leitão partilhou uma emocionante história de vida que nos tocou a todos de modo muito particular, uma vez que sem ele, nada disto seria possível.
Para finalizar queria deixar um MUITO OBRIGADA ao recente Conselho Regional pelo encontro muito bem conseguido e em especial ao Padre Leitão pelo seu exemplo e força ao longo de todos estes anos a aturar-nos sempre com um sorriso.
Teresinha =)


O encontro Regional Sul ? Ah foi um belo dia... Acordar bem de madrugada, a Teresinha a correr com medo de chegar atrasada, horas no autocarro, uns a dormir outros a falar e outros a ouvir música …

Mas quando lá chegámos despertámos todos, graças àquela energia que há nos encontros da JMV. Vermos as pessoas que não víamos à meses, vermos o esforço que o centro local de Mafra fez para nos agradar... Até fez uma pequena encenação de “O Principezinho”.

O tema era: “Nós te prendem, Nós te libertam. Escolhe” e eu apreciei muito deste tema, especialmente daquilo que foi falado na comunidade. Foi um tema que me chegou muito além dos ouvidos e dos pensamentos.

Esse tempo acabou rapidamente e fomos almoçar que estava toda a gente esfomeada, e assim que todos encheram o bandulho estava na hora dos workshops. Estava tão cansado e quase que não tinha dormido na noite anterior que foi difícil aguentar-me no 1º workshop, mas consegui e achei muito bonito, mas o 2º não acho que foi lá grande coisa …

Estava uma chuva imensa e tivemos de ir correr para a Igreja de Santo André para dar inicio à Eucaristia. O Padre Leitão voltou a contar a história que tinha contado na minha comunidade de manhã mas eu apreciei ouvi-la outra vez..

E depois veio o pior momento não é? Despedidas, beijinhos, abraços e lá vem a espera pelo próximo encontro para revermos os nossos conhecidos. Já estava muito cansado mas ainda vim acordado a viagem toda até Santiago, a pensar no quão bom tinha sido este dia... E é uma pena que tenha sido feito tão pouco em tão pouco tempo... Mas olhem, para o ano há mais (:

André Costa

Quando começaram a dizer os nomes das pessoas que iam para cada comunidade, eu comecei a ficar nervosa porque nunca mais diziam o meu nome e tive logo a sorte de de estar na última comunidade, pelo que sofri mesmo até ao fim, mas acabou por compensar!

Adorei a minha comunidade, os meus animadores e o tema em si. Houve uma altura em que nos vendaram e os nossos animadores juntaram-nos em pares. Após tirarmos as vendas e vermos quem nos tinha calhado, tínhamos que nos apresentar ao nosso par porque ia ser ele a apresentar-nos à comunidade.

Achei que esta dinâmica ajudou-nos imenso a conhecer a nossa comunidade porque nós tínhamos mesmo que prestar atenção, nós é que iríamos apresentá-los, não nos podíamos esquecer de nada.

Acho que o tema deste ano foi muito bem pensado porque na sociedade atual admitir a nossa fé como cristãos não é propriamente fácil e temos que definir que tipo de “nó” é que temos com Deus. Isso ajuda-nos a ganhar consciência de quem somos e do que podemos vir a fazer para fortalecer este nó.

Gostei muito deste regional, excedeu as minhas expectativas e a organização estava incrível. Os workshops foram uma ótima ideia pois alertaram-nos e sensibilizaram-nos para o que significa ser cristão nos dias de hoje.

Foi muito bom matar saudades e que venham mais!


Beatriz Pereira


O Regional Sul, tal como, todos os outros encontros JMV, são encontros espetaculares, divertidos, diferentes uns dos outros, únicos e emocionantes.

Só nos encontros, é que reencontramos todas aquelas pessoas de quem gostamos de outros centros locais.

Não consigo explicar a ansiedade que sinto ao me inscrever e que só passa na chegada, ao ver tanta alegria e tanta gente com o mesmo objetivo que eu: divertir-me ao mesmo tempo que aprofundo a minha fé e que reflito sobre as minhas ações corretas e as menos corretas para poder mudar o meu comportamento de maneira a tornar-me uma pessoa melhor; pensar também em todos os momentos de encontro, reencontro e despedida, a alegria na chegada e a tristeza na partida, mas sempre com o coração bem cheio.

Nenhum encontro é igual mas todos são perfeitos.

Em comunidades, desenvolvemos em diversas atividades o tema deste Regional: Nós te prendem, Nós tem libertam: Escolhe!

Também houve tempo para a reflexão, onde cada um pôde moldar um pedacinho de plasticina como quisesse.

Tudo isto para dizer que adorei o Encontro Regional Sul deste ano. Apesar de ser um encontro de apenas um dia, e o tempo ser bastante apertado, acho que todos conseguimos viver, com a intensidade pretendida este encontro.



Filipa Gonçalves



Neste domingo fomos ao regional da JMV e gostei bastante. Gostei de tudo, tirando a parte em que tivemos que acordar as 04:30, isso foi um bocadinho chato.

Quando lá chegámos tivemos uma pequena apresentação e vimos um pequeno teatro sobre “O Principezinho” que eu achei engraçado.

Depois disto passámos ao tempo em comunidades. Começámos por apenas dizer os nossos nomes. Depois disto fomos vendados e uma das nossas mãos foi amarrada à de outra pessoa, isto para nos conhecermos melhor e apresentarmos a pessoa a quem tínhamos sido previamente amarrados à nossa comunidade.

Após esta introdução, passámos a discutir o tema: “Nós te prendem, nós te libertam. Escolhe”. Eu gostei do tema, foi bastante apelativo. E aprendemos a dar nós um bocado estranhos o que foi bom.

Uma vez terminada discussão do tema dentro das comunidades, tivemos um pequeno momento de reflexão.

E depois de uma manhã a falar veio a melhor parte de qualquer encontro… o almoço!Após esta tão esperada altura do dia, prosseguimos para os workshops. Cada um de nós apenas teve oportunidade de ir a dois. Eu fui a “É dando que se recebe” e “Não tenho nada, mas tenho tudo”. De longe o meu favorito foi o primeiro, adorei a forma como o homem que nos deu o workshop (cujo nome infelizmente não recordo) falou, as histórias que ele nos contou e a mesma forma de as contar. Pela primeira vez em muito tempo senti alguma coisa ao ouvir alguém falar.

Após a conclusão de este momento inspirador, saímos da escola onde nos encontrávamos localizados desde a hora de almoço com o objetivo de ir até à missa. Assim que esta acabou tivemos de partir, não tendo muito tempo para despedidas.

A viagem de volta de alguma forma mexeu com o meu interior, não entendo porque… mas isso não interessa. Apenas importa que este foi um bom encontro regional. Diverti-me e senti alguma coisa.

Quino


Nós que te prendem, nós que te libertam… foi este o tema de mais um regional, sempre tão rápido que mal dá para cumprimentar toda a gente! :P

O Tema permitiu identificar o batismo como o nó inicial que damos com Deus, a Eucarística é o que permite mantê-lo sempre apertado para não se desfazer… mas se tal acontecer, Jesus através dos apóstolos (os padres de hoje) ainda nos dá oportunidades infinitas de voltarmos a apertar o nó, por meio da Reconciliação! – Sim, a desculpa de “eu falo com diretamente Deus não serve”! ;) Sem esquecer que “o essencial é invisível aos olhos”!

Tive ainda a oportunidade de ouvir os testemunhos da Dra Fátima (catequista em Mafra) e da Ana Catarina (JMV do Catujal) e é interessante e bom ver como a origem de fazer missão é tão diferente de um caso para o outro mas o objetivo final é o mesmo (ajudar o próximo) e o “meio” de ligação entre tudo também é o mesmo (DEUS). Pela simplicidade, mas profundidade do tema talvez este tenha sido o meu melhor regional! Gostei mesmo. E ver a JMV sul toda cheia de força é sempre um espetáculo!! Beijo para todos!

Filipa Vieira



Apesar de ter sido só um dia, gostei bastante do regional. O tema a meu ver estava muito bom, muito bem feito, e achei particularmente interessante a parte dos vários nós, de termos de escolher um para identificar a nossa relação com Deus. A oração no final da manhã acho que foi muito importante pois, num encontro tão pequeno, permitiu termos um tempinho de reflexão individual. E para terminar o encontro em grande, a Eucaristia onde pudemos aperfeiçoar ainda mais o nosso nó com Deus.

Um aspeto negativo: o pouco tempo que tivemos em comunidades para refletir sobre o tema do encontro. De resto e como já disse, foi muito fixe, Parabéns ao Concelho.


Rute Gonçalves



Achei que o Regional foi um encontro muito bem organizado, foi também um encontro em que consegui aprofundar a minha fé e aprendi a olhar para Jesus de outra forma.

O tema falado no Regional foi os " nós " em que se falou maioritariamente do nosso nó com Jesus.

Gostei bastante deste encontro e no próximo ano tentarei ir de novo.

Nuno Alexandre



Adorei o tema dos nós, acho que foi muito bem escolhido. O encontro tinha um clima acolhedor e estava bem organizado. Gostei muito dos workshops e do convívio e achei que a introdução do tema foi de certa forma fora do comum.
  Mariana Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário