quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pequeno/grande desabafo!

Uma pequena definição de família que tenho é : JMV!
Algo incrível que só quem esta e vive aqueles momentos todos è que sabe o que estou a dizer…
No ultimo sábado (dia que jamais esquecerei) fui admitido na “J” e fui apanhado completamente desprevenido.
Tudo começou as duas horas de Sábado dia 19 no Salão Paroquial onde nos reunimos todos e fizemos alguns jogos, depois fomos todos para a capela de São Sebastião (até lá tivemos de fazer todo o terreno com os nossos carros porque havia muita lama e água, claro que foi divertido!!! :D) e o verdadeiro momento começou!
Entramos, descalçamos os sapatos cada um sentou-se numa almofada, que estavam distribuídas em roda ao pé do altar da capela. No altar estava a cruz com uma corda, no chão estavam velas muitas velas e umas frases espalhadas  (o ambiente perfeito para uma óptima reunião de reflexão).
Então numa primeira fase, momento de reflectir um pouco de tudo o que fazemos:

“Cada pensamento,
Cada palavra,
Cada sussurro,
Cada porém de estar aqui agora,
Me faz acreditar,
Que vivemos muito além do que pensamos.
Cada amanhecer,
Cada entardecer,
Cada anoitecer,
Me faz perceber que a
vida é muito mais,
Do que somos capazes de imaginar.
Cada lágrima,
Cada dor,
Cada
momento,
Me faz
entender que por mais
Que fugimos,
O acaso sempre nos encontra,
Pois algumas coisas são certas
E uma delas é que
Sofrer também faz parte da história de cada um.
Cada vitória,
Cada sorriso,
Cada nova vida,
Me faz amar as melhores coisas que existem,
E a superar aquelas
Que por mais que pareçam invencíveis,
Acabam por si,
Quando abraçamos a fé.”
   
Depois disto foi a altura de fazer correspondência das frases que estavam  no chão e escolher uma que nos identificássemos com ela, a que escolhi foi “EU dirijo os teus passos” (Provérbios 3:5-6).  Jesus esta sempre connosco e dirige cada passo que damos, onde estamos ele está sempre junto a nos. Cada um escolheu a sua frase e todos partilharam o porque da escolha da sua frase.



O MOMENTO DA VERDADE…

Um cesto cheio de perguntas para todos tirarmos  e respondermos a pergunta que estava no papel… mas entre tanto deram-nos um papel para por poucas palavras dizer o que a JMV significava para nos, mas eu vejo o papel do Tiago e nas costas do papel estava algo escrito que me chamou logo a atenção(“Depois de 50 mil pedidos do Sr. Chico Pedro(…)”). Eu fiquei desconfiado mas passou…

“Qual a primeira palavra que te vem à cabeça quando te falam em JMV?”
“Dos momentos que já passaste na JMV, qual deles realças?”
“Sinónimo de JMV.”
“O que mudarias na JMV?”
“O que esperas receber da JMV?”
“O que é que a JMV já te deu sem tu esperares?”
“Porque é que vieste?”
“Responde a uma pergunta de grupo.”
“O que pode tornar o grupo mais forte?”
“Escreve num papel o porquê de quereres continuar na JMV.”

ATÉ QUE CHEGOU A ULTIMA PERGUNTA

“O que é o futuro da JMV?”

E o senhor Chico Pedro começou a ler a carta que escrevi:

“Depois de 50 mil pedidos do Sr. Chico Pedro decidi fazer a carta que ele me pediu.
Para quem não sabe o meu nome é Zé Pedro, tenho 19 anos.
O meu primeiro contacto com a JMV foi no encontro Sub 16 em 2009 na Achada. Foi uma experiencia muito boa, pois foi um encontro um pouco diferente de todos o que tinha participado.
A JMV foi a forma de dar continuação a minha caminhada que já começou a muito, consigo ter o que preciso para conseguir chegar cada vez mais alto, ou seja, temos de tudo um pouco, momentos de pura diversão e aventura, momentos que oração para estar mais próximo de JC, possibilidades de conhecer pessoas novas e de fazer amigos (verdadeiros amigos)… A JMV já me deus muitas coisas e acho que nunca vou parar de receber algo da JMV, cada encontro, cada reunião, cada oração, quando fazemos caridade e missão, por muito pouco que seja consigo sempre tirar algo de bom para a pôr em prática na vida e também para me sentir mais forte para continuar. A JMV consegue juntar tudo o que necessito para, cada vez mais, aumentar a minha fé.
O que eu dou a JMV? Dou aquilo que sinto que devo dar e que posso dar e quando não dou tento dar sempre alguma coisa para que seja sempre melhor o nosso grupo JMV.
O lenço da JMV é a nossa prova que somos JMV’s, mas para mim ainda não ter lenço não significa nada, porque o lenço é uma coisa física e o que interessa é o que sinto dentro de mim. Mesmo sem lenço já me sinto JMV a muito tempo e não é por ter o lenço que vou ser mais JMV ou menos.
Quero assumir este compromisso porque com a JMV consigo ajudar os outros pondo tudo o que tenho aprendido em prática, consigo aprender muito mais duma maneira mais fácil e continuar ao lado de todas as pessoas que conheci que me fazem sentir muito bem!


JMV É P’RA CONTINUAR! :D”



E pensei “fui apanhado e nem sabia de nada! RRRRR”

Depois toda a gente falou de mim, sobre o que pensam de mim …etc etc….
Falaram todos e eu nem tinha palavras para falar sobre o que se estava a passar disseram coisas lindas que nunca ninguém me tinha dito, ate me chamaram o “furacão da JMV” (mentira!!! xD) entre outras coisas que ficam para sempre na minha mente e nunca as vou esquecer. Foi um momento único da minha vida e orgulho-me muito de puder fazer parte deste grupo/família chamada JMV. Vocês são LINDOS AHAHAHA :D



Nunca vou esquecer este dia nem as pessoas que ao longo do tempo me ajudaram para que isto fosse possível!

OBRIGADO MAURA!
OBRIGADO FRANCISCO PEDRO!
OBRIGADO FRANCISCO ALMEIDA!
OBRIGADO SHANNA!
OBRIGADO DANIELA!
OBRIGADO RITINHA!
OBRIGADO TERESINHA!
OBRIGADO TERESA!
PBRIGADO CÁTIA!
OBRIGADO TIAGO!
OBRIGADO ISA!
OBRIGADO VANIA!
OBRIGADO PATRICIA!
OBRIGADO ROBERTO!
OBRIGADO ANA FILIPA!
OBRIGADO RUTE!

OBRIGADO A TODOS OS QUE NÃO ESTAO AQUI MAS QUE TAMBEM FIZERAM TUDO ISTO POSSIVEL!!

ZE PEDRO!

BJINHOS E ABRAÇOS




2 comentários:

  1. Houve uma frase que me disseram uma vez e nunca mais esqueci, e faço questão de a transmitir a todos, principalmente às pessoas que mais quero, de quem mais gosto, como é o teu caso, meu querido afilhado =) Todas as palavras que disse no sábado não chegam para descrever aquilo que foste, aquilo que és, e aquilo que serás na minha vida... e tambeém nossa vida enquanto grupo... "Deus não escolhe os capazes, mas capacita os escolhidos!" Em todos os momentos somos chamados a dar aquilo que temos, a dar o nosso máximo, contudo a nossa resposta nem sempre corresponde aquilo que Ele nos pede, contudo tu tornas isto que acabei de dizer um mito, pois apesar de todas as tuas manias de pessoa normal, tu não te ficas pelo simples, tu dás mais... É isso que me motiva enquanto JMV, é ver que há gente assim... Quem não podemos parar... Já agora a frase que eu escolhi foi: “Não sei como seguir...” “Eu te ensinarei o caminho” (Salmo 32:8)
    Neste não sei como seguir Deus põe pessoas como tu no meu caminho, para que me dêm força e me ensinem a caminhar, obrigado por tudo =)

    ResponderEliminar
  2. zé, como disse, dou graças a Deus por Santiago ter alguém como tu no grupo.

    é única a forma como espalhas esse Amor que há em ti. obrigada.

    abraço forte em Jesus, Maria e Vicente.

    Filipa Vieira

    ResponderEliminar