terça-feira, 22 de março de 2011

Santos do Mês de Março

São Salvador (18 Março)
Filho de Deus 
Salvador nasceu em 1520 no seio de uma família espanhola. Entrou como irmão leigo num convento franciscano em Barcelona, onde foi hortelão, cozinheiro, porteiro, sempre com grande piedade e humildade. Percorreu muitos conventos, porque era uma personagem controversa devido aos numerosos milagres que efectuava. Onde ele estava não havia ordem nem paz devido à influência das multidões. Foi-lhe proibido que fizesse milagres e foi processado pela Inquisição que declarou os seus actos puríssimos. É o protector dos ofícios mais humildes.

São José (19 Março)
O que cresce

José era natural de Nazaré, na Galileia, e a sua ascendência remontava ao rei David. Quando tinha já quarenta anos ficou noivo de Maria. O compromisso nupcial realizou-se segundo a lei judaica, mas entre o compromisso e o casamento, Maria ficou grávida. José soube e, segundo a lei judaica devia denunciá-la para receber o castigo da lapidação, mas teve um sonho em que um anjo o avisava da inocência de Maria e José tornou-se seu legítimo esposo. Após o nascimento de Jesus, foi novamente avisado por um anjo das intenções de Heródes pelo que fugiram para o Egipto. Protector da família. 

São Gabriel (24 Março)
Mensageiro de Deus


O arcanjo São Gabriel é conhecido nas Sagradas Escrituras como o portador de boas novas. Anunciou Zacarias que a sua esposa Isabel, apesar de ser já velha, ia dar à luz um filho. Este foi São João Baptista que, segundo as palavras do arcanjo, converteria muitos filhos de Israel. A outra grande anunciação de São Gabriel é a boa nova à Virgem Maria de que seria visitada pelo Espírito Santo concebendo um filho a quem daria o nome de Jesus. É habitualmente representado com um pergaminho com as palavras: “Avé Maria Gratia Plena”. É o padroeiro das boas notícias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário