quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Colónia de Ferias 2011 – Monte do Paio


                Quantas vezes durante as nossas férias de Verão paramos para pensar que nem todos podem desfrutar das férias como nós? Quantas vezes pensamos nas pessoas que nos rodeiam que não têm possibilidades de dar um simples passeio pela praia? É esse o principal objectivo da colónia de férias que a JMV (Juventude Mariana Vicentina) organiza para crianças com menos posses, oferecendo-lhes 5 dias cheios de novas e dinâmicas actividades.
                Nós, como membros da JMV, quisemos garantir que as dez crianças que participaram neste nosso projecto pudessem passar umas férias diferentes. Embora todo o cansaço e esforço acumulado ao longo dos dias, não temos a menor dúvida de que valeu a pena. Todos os sorrisos, todos os pequenos carinhos que nos foram retribuídos, fizeram com que nunca desistíssemos e continuássemos sempre ali, prontos para ajudar.
                Foram inúmeras as actividades que proporcionámos a estas crianças. Desde uma visita guiada pelo Monte do Paio, dando a conhecer algumas das espécies que existem no nosso espaço rural, sendo que a maioria das crianças nunca tinha tido um contacto tão directo com a mãe-natureza, visto que um dos nossos meninos andou durante o passeio todo atrás do guia a pedir-lhe que falasse mais devagar para que ele pudesse ter tempo para anotar tudo o que dizia, o que achámos bastante engraçado. Outra actividade com grande sucesso foi a ordenha das vacas em que participaram todas as crianças, incluindo os respectivos monitores, responsáveis e a Irmã Graça. Realizámos também um peddy-paper com diversos jogos e actividades. Fomos duas vezes à praia, sendo que numa delas as crianças tiveram uma enorme surpresa: a oportunidade de andar de gaivota pela Lagoa de Santo André.
                Foi notório cada sorriso, cada palavra, cada olhar e cada gesto daquelas crianças. Agora no fim dizemos que valeu a pena, que voltaríamos a dormir 5horas por noite, mas acima de tudo, a desfrutar daquele espírito de caridade e missão. Como jovens marianos e vicentinos que somos, estamos e continuaremos sempre a seguir os passos de Maria e Vicente.
Isabel Vilhena e Patrícia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário