sábado, 15 de março de 2014

Sub-16 Sobreira Formosa

No ano passado foi assim... e foi "cá", em Santiago do Cacém :)

Este ano, de 28/02 a 03/03 decorreu mais um Sub-16 ao nível da região Sul, desta vez em Sobreira Formosa.



Aqui fica o testemunho de uma das participantes de Santiago do Cacém, parte do trabalho de uma das comunidades, o feedback do Conselho Regional Sul, bem como o hino do encontro "O Herói em Mim"!!

"O Sub-16, 2014, foi um encontro que superou todas as minhas expectativas. Este ano foi para mim um dos melhores encontros.
            Pude conhecer um pouco melhor a história da JMV e ter alguns momentos de reflexão. Também tive a oportunidade de conhecer pessoas diferentes e muito divertidas.
            O que mais gostei foi da Vigília Mariana, pois é sempre um momento muito especial, e do arraial, que é sempre uma grande animação e um momento de descontração. Para o ano espero poder repetir."

Patrícia Gonçalves

A história da JMV contada pela comunidade da Nossa Senhora Desatadora dos Nós:
   Era uma vez, em França, mais precisamente em Paris, uma filha da caridade chamada Catarina, que foi acordada a meio da noite de 18 de Julho de 1830 pelo anjo, que lhe disse que Nossa Senhora estava à sua espera na igreja. Catarina ficou assustada e indecisa, mas acabou por ir. Nossa Senhora pediu-lhe que criasse uma associação de jovens, “Filhos e filhas de Maria Imaculada”.
   A 27 de Novembro de 1830 deu-se a segunda aparição, em que Maria pediu a Catarina que criasse uma medalha milagrosa com a seguinte frase: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Essa medalha passou a ser o símbolo protector da associação.
   Com o passar do tempo a associação cresceu e tornou-se conhecida a nível mundial. A associação formada por uma filha da caridade passou a ter também uma vertente Vicentina, que segue o exemplo de S. Vicente de Paulo, daí o nome “Juventude Mariana Vicentina”.

"“Maria, só em ti os passos ganham sentido”

Depois de arrumar a grande mochila faltava só uma coisa para estarmos prontos para este sub-16, calçar as botas, atar os atacadores fortemente e acertar os passos com Maria rumo a Sobreira Formosa.

Foi na viragem do mês de Fevereiro para Março de 2014, que subimos até às belas vistas de Sobreira Formosa no conselho de Proença a Nova. O que estou eu aqui a fazer? Esta é a pergunta que a maioria fez quando colocou o pé em solo firme. Depois de uma recepção por centros locais era hora de acertar o passo para a caminha pois avizinhava-se um fim-de-semana muito intenso cheio de partilha.

O Sábado iniciou-se com a partilha sobre aquela reza que fazemos mas não sabemos bem o seu significado, “AVE MARIA”. Ah agora já sei o que quer dizer e sim faz sentido. 

Já com a oração bem estudada foi tempo de falar dos mil nomes de Maria durante a tarde. Claro que Maria só há uma mas as outras “alcunhas” ajudam-me a estar mais próximo dela e assim chegar mais rápido a Jesus!
Com o espírito Mariano a crescer era tempo de por em pratica tudo aquilo que aprendemos durante o dia e já bem de noite participámos na Vigília Mariana. Fizemos uma viagem pela historia da JMV terminando nos dias de hoje onde comemoramos 30 de Juventude Mariana Vicentina de Portugal. Houve também quem nos seguisse em directo pelo youtube juntando-se há “festa”.
Acabada a oração a nossa Mãe e antes de ir dormir, o grupo de Sobreira presenteou-nos com uma bela e maravilhosa ceia.
O domingo dia do Senhor iniciou-se com uma breve explicação do que é a JMV, Nossa Senhora das Graças e quem foi São Vicente de Paulo.
Já com o ritmo certo fomos até a Igreja celebrar a Eucaristia presidida pelo sempre disponível Pe. Luís Alves e co-celebrada pelo jovem, amigo Pe. Leitão. No fim não poderíamos ir embora sem tirar a fotografia que grupo. Cabemos todos? Sim, apertem-se!
A parte da tarde foi marcada pelos jogos e momentos de convívio pois o tempo não permitiu fazer o Peddy Paper.
É Carnaval ninguém leva a mal! Foi à noite que chegou o esperado baile de Carnaval onde diversão não faltou. Cantámos os parabéns à JMV de Sobreira pelos 2 aninhos e também à JMV Portugal (30).
Ainda ouve tempo para vermos um filme dos três anos do actual CRSul que cessa funções este ano e claro lágrimas no canto do olho não faltaram.
No ultimo dia arrumámos as nossas mochilas, demos os últimos abraços partindo para a nossa comunidade cheios de Maria e de Jesus.
Não poderíamos terminar o texto sem agradecer aos jovens presentes, animadores, equipa CRSul e um grande agradecimento a Sobreira Formosa, eles foram incansaveis e demonstraram o verdadeiro espírito JMV. OBRIGADO"
CRSul

Por fim (antes do Hino do encontro) fica uma foto da nossa "normais" e outra da máscara de grupo mais o vídeo do baile! :)







Por algum motivo, desconhecido, não está a ser possível colocar aqui o vídeo do Hino, mas fica o link:
https://www.youtube.com/watch?v=OHJqLXcuSrY


Sem comentários:

Enviar um comentário