terça-feira, 13 de maio de 2014

Fátima Jovem 2014

No passado fim-de-semana de 3/4 de Maio eu, o Tiago (Ramos), o André, o Quino e a Patrícia (Gonçalves) estivemos presentes no Fátima Jovem 2014, cujo o lema foi: “Bem-aventurados… no amor de Deus pelo mundo”

  


O encontro começou com uma peregrinação até Fátima (cerca de 5km), onde as diversas dioceses partiram de locais diferentes.

Já em Fátima e todos reunidos, na rua fizeram-se várias dinâmicas (cantámos, pulámos, gritámos, sorrimos, batemos palmas, …) que no fundo demonstravam a nossa alegria em estar ali, depois fomos até à capelinha saudar Nossa Senhora e de seguida partimos para o Paulo VI, onde tivemos o privilégio de ver o documentário “O Meu Bairro” – é indispensável ver, gostei muito e recomendo!


(O André e o Quino, sempre muito activos nesta tarefa. eheheh)




Seguiu-se o jantar na nossa já conhecida “Casa das Irmãs”! ;D

Partimos para o rosário, momento sempre marcante e de harmonia com a nossa “Mãe do céu”.




Por fim, a vigília na “basílica nova” proporcionou-nos um momento de reflexão pessoal, com destaque para as represetações de cenas como a Anunciação a Maria e a Promessa de Vida, terminando com a esposição do Santíssimo. Permitam-se acrescentar que a animação esteve a cargo de alguns membros diocese de BEJA e dar os meus parabéns a todos que preparam a cerimónia, na simplicidade, a mensagem estava lá toda – gostei!

No domingo antes da missa ainda houve tempo para passear e comprar umas recordações para as mães… dado que era o dia da mãe ou então houve quem fosse ao rosário. O encontro terminou com a Eucaristia, momento único, onde também tive (tivemos) o privilégio de ouvir as seguintes palavras na homilia:

"Não podemos ser colecionadores peregrinações de carro ou a pé; de movimentos e encontros. Se essas experiências não marcam, é porque é algo passageiro, que não deixa propostas para a vida.  A Palavras e os encontros têm que dar fundamentos para tomar decisões que darão sentido à vida.

Ser parte viva da igreja é estar pronto a seguir Jesus. E Fátima é lugar para escutar Jesus que se junta no caminho, se o acolhermos e escutarmos dará luz e esperança ao nosso futuro.

Ouvir a palavra, acolhe-la e deixar aquecer o coração; vale a pena! Torna-vos lideres de “pastorais” que sejam distribuidores de pão e fé.

Logo, quando chegares a casa depois deste encontro com Maria estarás mais confiante, menos hesitante, porque Ele estará convosco!


Estamos na casa de Maria, ouçamo-la e façamo-la alegre, estando ao lado de Jesus." 

Acho que dá para pensarmos todos um pouco sobre isto, para mim este momento e o rosário na noite anterior foram os momentos altos do encontro!

No final foram largados aos céus balões, com a mensagem:

“Bem-aventurados… no amor de Deus pelo mundo”

Este foi um encontro onde participámos como jovens pertencentes à Diocese de Beja, portanto um pouco diferente do “normal” encontro de JMV. Esperávamos encontrar mais “jmv’s” espalhos pelas dioceses, pois consideramos que é uma oportunidade de dar a conhecer o movimento a outros jovens. Contudo é bastante importante não esquecer que o que nos chama, independentemente do encontro é sempre o mesmo: é ELE! 


E por Ele lá fomos, e por Ele voltámos (todos os presentes no FJ 2014) para as nossas “terras” com a missão de iluminados por Maria, sentirmos/reconhecermos Jesus a caminhar ao nosso lado e levar a sua mensagem de amor pelo (nosso) mundo!

Acrescento ainda mais alguns detalhes, a JMV de Paialvo juntou-se a nós e a experiência foi como sempre positiva. Obrigada ao resto da Diocese por os acolherem sempre de braços abertos.




Da nossa diocese, o centro local de Sines também esteve bem representado e sentimo-nos um só (Santiago e Sines, é de facto muito bom ter outro grupo tão perto do nosso!)

Termino dizendo que em Fátima reinou a PAZ, como sempre!

https://www.youtube.com/watch?v=R_aF8CCaLcc

Filipa Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário