segunda-feira, 25 de agosto de 2014

J2 - "Ida ao Bairro 6 de Maio"

No domingo, 6 de Julho, a JMV de Santiago juntamente com alguns membros da sua Paróquia, foram ao Bairro 6 de Maio, em Venda Nova-Amadora. Uma vez que nos dois anos anteriores, o Bairro 6 de Maio visitou Santiago, chegou a nossa vez de retribuir as visitas e participarmos na Festa da Independência de Cabo Verde e do Padroeiro do Bairro, S. Domingos de Gusmão.

Falando agora um pouco sobre o Bairro, é um bairro social onde vivem maioritariamente cabo-verdianos, guineenses e são-tomenses. Este bairro tem alguns problemas e uma imagem exterior negativa, mas descobrimos que no seu interior tem uma comunidade bastante simpática e acolhedora, constituída por pessoas com muita força e determinadas a lutar por mudar a imagem e ambiente no bairro. Esta comunidade é apoiada pelo Pe. Manuel Nóbrega, bem como pelas Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, que dirigem o Centro Social Bairro 6 de Maio.


A seguir a uma missa tão rica, pelos ritmos energéticos das músicas e pela diversidade cultural sentida nos vários momentos da Celebração, veio um almoço cheio de aromas, sabores e picante (MUITO), que não são tão comuns para nós, sendo como uma verdadeira viagem até ao continente Africano.

Por fim, veio a festa, com muita música e algumas apresentações da creche do Centro Social pelo meio. Chegando a hora de ir embora, despedimo-nos desta comunidade amiga, assegurando que para o ano, haverá nova visita.


Tiago Gonçalves,
CL Santiago do Cacém.

Sem comentários:

Enviar um comentário