domingo, 31 de agosto de 2014

Testemunhos: XXX Enc. Nacional JMV. Achada, 2014

Relembrar que o tema do encontro era "Com(o) Maria, felizes os conVOCADOS"!

“Bruuutal! =D Acho que correu quase tudo bem, especialmente em termos de logística. Um grande passo para o Nacional começar a "circular" de terra em terra como os outros encontros.
Pontos negativos:
   Falta Celebração Penitencial/ Celebração da Luz”
Pontos fortes:
   Tema
   Concerto/Arraial
   Vigília Mariana 
Tiago Gonçalves

“Curti milhões, a comida era super boa e a organização foi espetacular =D”
Beatriz Pereira

“Muito bom mesmo ;)”
Nuno Alexandre

“Foi tao bom que vim o caminho quase todo a chorar. O melhor foi o arraial sem dúvida.”
Mariana Martins

"Para mim foi muito bom, a Achada recebeu-nos muito bem e estava tudo muito bem organizado. Desde o tema (que acho que se enquadrou muito bem) até á comida que era muito boa acho que teve tudo muito bom, destaco ainda a Oração Mariana (teve uma parte de sombras chinesas que estava magnifica) e a visita ao convento de Mafra."
Rute Gonçalves

“Olá conforme prometi a uma pessoa aqui fica o meu testemunho do XXX Enc. Nacional da JMV. Sim, Rita Almeida és tu esta pessoa! ;)

Bem começando pelo início… Quando algum grupo chegava (algum autocarro) os animadores iam “a correr” para juntos de quem chegava ver se encontravam os seus animandos e lhes dar as boas vindas! Pois é, este ano a revelação das comunidades não foi feita assim com o intuito (para quem não percebeu lol) de se acolher da melhor forma quem ia chegando ao encontro. E quem melhor que o animador para fazer esse acolhimento? :)

Com toda a gente já na Achada, fizeram-se várias dinâmicas de modo a entrar no espírito de encontro! Seguiu-se o jantar partilhado fez as delícias de todos nós (até Vasquinho havia! Ah pois é) e a apresentação de cada centro local, onde nós enCANTÁMOS com uma música feita pelo grupo mais novo* =D
*meninos é importante arranjarem um nome – grupo mais novo não é muito bonito ;)

E depois foi reunir por comunidades e distribuir sectores. Este ano houve sector de tempos livres, que estiveram muito bem ao longo do encontro, proporcionando momentos de diversão onde todos entravam ou quase todos! Há sempre quem prefira ficar de lado, não sei porquê mas quem alinhou divertiu-se bastante :) Houve também comunidade secreta e não amigo secreto.

Quinta-feira foi um dia muito “pesado” em termos de tema, começamos pela celebração do baptismo e terminámos com a construção do nosso “magnificat” – cada comunidade fez o seu. Sim, percebemos o significado desta oração que Maria disse uma vez e digamos que faz sentido e é mesmo bonita! Permitem-me que partilhe o que foi feito na comunidade CINCO (a minha):

A minha alma glorifica o senhor
Ele é a nossa força
Fonte de inspiração
Feito o homem do ventre da tua mãe
Tornaste-te caminho de esperança
Formas-te o teu mundo
À tua imagem e semelhança
Somos chamados a ser teus servos
Teus instrumentos
Para a realização de uma harmonia.


O dia terminou com a oração mariana, a meu ver muito boa, com uma mensagem muito clara e adequada aos dias de hoje, Maria guiou-nos por uma caminhada onde haviam estações que nos levavam a pensar na forma como agimos e como devemos agir ou/e fizeram-me ver como nunca estou sozinha! E no início (antes da caminhada) houve uma espécie de musical mas com sombras chinesas onde o Anjo Gabriel falava com Maria – foi simplesmente BRUTAL!!!!

Sexta-feira o dia passou mais rápido, continuámos com o tema, que nos levou a pensar porque frequentamos e porque devemos frequentar as reuniões do grupo, as minhas respostas são: alegria de fazer parte e o chamamento para fazer parte mesmo quando há momento difíceis. Maria e Ele contam comigo, não posso “falhar”, posso fazer um caminho com várias curvas, mas tento ir dando passos em frente e penso que isto é o mais importante, desculpem a minha sinceridade... À noite foram os workshops, gostei bastante!

Na manhã de sábado ouvimos o testemunho do Rafael (Norte), João Figueiredo (Centro) e da Rita Bemposta (Sul), de seguida acabámos o tema partilhando como cada um de nós é um “mini-extraordinário”, usei este termo na minha comunidade e até batemos palmas a nós próprios no final da partilha! Foi muito bom! Mas, como ser JMV é procurar todos os dias “ir mais além”, ainda fizemos um compromisso pessoal e mais do que isso cada um de nós “trouxe” para casa um desavio para cumprir proposto por outro membro da comunidade!

Eu amei a partilha que tive em comunidade, foi mesmo muito bom. Penso que o fez deste nacional o que foi para mim, foi mesmo a comunidade, nunca me tinha sentido assim numa comunidade, enquanto animadora! O encontro acabou e eu estava cansadíssima, mas estava muito mais feliz! Ele não brinca em serviço, fez-me dizer outra vez sim a esta missão e claro agradeço-Lhe, porque foi mesmo BOM! Na vida também é assim umas vezes é muito bom, noutras é só bom, é preciso fazer escolhas racionais e por vezes arriscar!

Sábado há tarde, houve tempo para visitar o convento, ver o filme JMV 30 anos – o filme está muito bom, para os mais novos pode ter sido seca, mas para quem já cá anda há alguns anos, está excelente! Depois: arraial connosco!!! xD

Domingo foi tempo de tomada de posse do novo conselho, missa, almoço, limpezas e arrumações, oração de envio e pão com chouriço (do melhor que há) dado pelo centro local da Achada!!
Falando neste no centro local (vénia), eles foram fantásticos, a logística esteve 5 estrelas (nunca comi tão bem num nacional e em tão boas condições – cada comunidade tinha ao seu dispor uma mesa que era do tamanho de umas 5 mesas das de Santa Quitéria eheheh).

Rita Almeida, depois de leres isto tudo espero que sintas que foste um pouco ao encontro ;)
Porque realmente foste, levei-te a ti e a outras pessoas no coração!
Termino com uma música que associo muito ao tema trabalhado neste encontro e a todos os que tiveram a oportunidade de o viver! E dedico-a aos que foram no meu coração!
Sim, vim de lá mesmo com o coração cheio e desculpem se pareceu nalguma linha que deixei a humildade de lado, nada disso, simplemente foi a felicidade a falar mais a alto e a vontade de partilhá-la com todos vocês!!


A minha alma glorifica o Senhor,"
Filipa Vieira

2 comentários:

  1. É muito importante para quem não vai saber como correu! Obrigada pela partilha. Infelizmente este ano não pude ir mas certamente irei os próximos. Obrigada Filipa, pelo teu testemunho e por me teres levado contigo! JMV um dia, JMV sempre!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha Filipa! Vou-me auto-incluir, porque não há cá pouca humildade nem cerimónia, mas sim pura sinceridade e amizade entre nós. Deve ter sido um encontro espectacular e só espero que para o ano possa ir e que o próximo conselho mantenha o encontro na Achada x)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar