domingo, 31 de outubro de 2010

Santos do mês de outubro



Santa Teresa (15 de Outubro)
Cheia de Dons

Teresa de Jesus foi uma jovem alegre e vaidosa que nunca pensara em ser freira mas, aos vinte anos, impressionada pela morte do mais novo dos seus irmãos, ingressa no Carmelo. Adoece e quando se restabelece, decide iniciar a reforma da Ordem das Carmelitas Descalças. Na sua constante actividade religiosa fundou dezassete conventos, dos quais o de São José de Ávila foi o primeiro. A sua vida está cheia de numerosas experiências místicas, com momentos comprovados de êxtase que a faziam suspender o exercício dos sentidos para entrar em comunicação directa com Deus. Morreu em Alba de Tormes após uma vida cheia de trabalho e de luta pelas suas ideias. Teresa é padroeira de Espanha, de Ávila, sua cidade natal e das Carmelitas. É considerada protectora dos escritores. 

São Lucas (18 de Outubro)
Possuidor da Luz Divina

Lucas foi um médico convertido ao cristianismo pelo apóstolo São Paulo, que acompanhou na sua pregação. O seu contributo mais conhecido é a escrita do terceiro Evangelho e dos Actos dos Apóstolos. Quando Paulo morreu dedicou-se a pregar. O seu Evangelho é representado com o símbolo do boi, e quanto à sua vida, não existem dados confirmados e fiáveis. Crê-se que morreu já velho e de morte natural. É representado como um touro alado ou um boi, com um livro e uma pena. É o patrono dos médicos e dos escultores.

São Pedro de Alcântara (19 de Outubro)
Guia Seguro

Pedro, natural de Alcântara, provinha de uma família bem instalada. Apesar da sua situação desafogada, ingressou na Ordem Medicante dos Franciscanos, ordem que se caracteriza pela renúncia a todo o tipo de luxos. A sua vida foi rodeada de austeridade, silêncio e penitência. Caminhava com a cabeça baixa em sinal de humildade. Foi nomeado prior de Badajoz e, como tal, endureceu as regras do mosteiro: penitência, pobreza e humildade. Foi guia espiritual de Santa Teresa de Ávila. É representado com o hábito da ordem e um flagelo, símbolo da penitência. É padroeiro dos guardas-nocturnos.


Santa Úrsula (21 de Outubro)
Mulher forte e tenaz

Úrsula era filha de um rei da Bretanha que professava religião cristã. A sua fama como mulher bela e virtuosa chegou aos ouvidos de um rei pagão que a pediu em casamento para seu filho.
Úrsula acedeu no casamento com a condição de que o seu esposo se convertesse ao cristianismo e que fosse com ela com um exército de onze mil virgens em peregrinação a Roma. O seu futuro marido aceitou estas condições. Após a peregrinação e já de regresso à Bretanha, os hunos assaltaram Úrsula e o seu exército deixando a sua virtude maltratada e cometendo todo o tipo de pilhagens. Não permitindo esta barbárie, Úrsula fez retroceder os soldados, acabando por ser morta. É venerada como protectora das virgens.

São Simão e São Judas (28 de Outubro)
Homens de Boa Sorte

Simão, Zelote e Judas Tadeu eram irmãos. Foram ambos discípulos de Jesus. Na sua pregação viajaram até à Pérsia onde a guerra contra a Índia estava prestes a estalar. O general persa, Baradac, procurava entre magos e adivinhos felizes augúrios para a batalha. Quando Judas e Simão chegaram, disseram-lhe que não haveria guerra porque eles eram portadores da paz. No dia seguinte apresentaram-se os embaixadores indianos e a guerra não estalou. Magos e adivinhos persas, com medo de perderem favores dos seus dirigentes, não cessaram de incitar a multidão contra os apóstolos, até conseguirem que fossem, por fim, assassinados. São invocados contra a guerra.

São Marcelo (30 de Outubro)
O Centurião


Durante o aniversário do imperador Maximiano Herculeus, no ano de 298, realizaram-se grandes festas. Um centurião de Trajano, Marcelo vendo ultrajada a sua fé cristã pelas celebrações pagãs, atirou com a sua espada, o seu cinturão militar e declarou publicamente a sua religião. Preso pelos soldados, não renunciou à sua fé e foi enviado para Tânger onde o prefeito o condenou a morrer decapitado a 30 de Outubro. As suas relíquias foram enviadas para Leão, onde se conservam na catedral, que tem o seu nome. Todos os seus filhos, que foram doze, sofreram também o martírio. Padroeiro de Leão.

Sem comentários:

Enviar um comentário