terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A todos um Santo e Feliz Natal

Caros amigos em Cristo,
Aproxima-se uma quadra muito especial para todos nós: o Natal, que nos remonta ao nascimento do nosso tão amado Jesus Cristo. Muitas vezes deixamos que o consumismo seja o nosso “deus” nesta época festiva e esquecemo-nos do que ela realmente significa e que o nosso Deus nos quer transmitir.Paz, reencontro, caridade e amor, são palavras que facilmente ouvimos durante este período, mas apesar de parecerem palavras banais que são repetidas mais um ano, nem sempre as conseguimos pôr em prática.
Desejo que este Natal a Paz do menino Jesus entre em vossas casas e inunde todos os corações, para que onde haja raiva nasça um abraço fraterno e onde haja rancor nasça um sorriso paciente e amigo.
Desejo que neste Natal cada família se reencontre com os seus entes queridos e consiga reforçar a união dentro do seu lar, para que ninguém fique sozinho ou seja negligenciado. Como este também é tempo de reencontro connosco próprios, deixo o apelo à abertura dos corações a todos os irmãos, principalmente aos mais doentes, pobres e abandonados.
Desejo ainda que o amorseja o sentimento predominanteem todo e cada coração cristão e os inunde de caridade, felicidade, amizade e tolerância. Que desde o coração mais jovem ao mais velho, todos sejam renovados e abençoados neste Natal, de modo a serem capazes de espalhar a boa-nova todo o ano,tanto por palavras como por gestos.
Assim termino com um desafio:desprezem o materialismo impositivo cada vez mais abrangente nesta quadra e recebam o Menino como o presente mais precioso.
A todos um Santo e Feliz Natal,
Teresa Almeida
Juventude Mariana Vicentina

Inspiração de Fé nesta semana de preparação para o Natal

Caros JMVs,

Entre a grande agitação de preparação do Natal, houve jovens da JMV que preferiram uma preparação diferente, uma renovação interior, uma dádiva interior, experimentando o sabor de dar através de projectos de missão, nomeadamente o Pousal e o Externato São Vicente de Paulo em Lisboa. Lembremo-nos deles nesta nossa preparação para o Natal assim como dos missionários e voluntários de todo o mundo que todos os dias fazem nascer Jesus em muitos corações.

Uma oração especial para os nossos voluntários: Silvia Fialho e Fradique do centro local do Catujal e Alexandra Cruz de Alcainça e Carla, ex JMV de Agilde.

São a nossa inspiração de Fé nesta semana de preparação para o Natal...que o vosso sim encha muitos corações e vocês voltem para as vossas comunidades mais ricos.
ESTAMOS JUNTOS!

Tudo isto porque...

Missão é acreditarmos no desafio de Deus de sermos na terra o seu espelho, que reflecte os seus actos de amor!

Boa missão!

Para vós, as nossas orações diárias esta semana!

Nita
Vogal Nacional de Caridade e Missão

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reunião dia 18 de Novembro de 2011

Esta reunião foi dada pela Patrícia, foi a sua estreia com animadora! eheheh

aqui fica um vídeo utilizado na reunião:


Que sensações despertou em m ti este vídeo?
Já foste o menimo que precisa de ajuda?
Já foste a pessoa que vai ajudar?

Não dúvides, viver em grupo: família, escola, igreja, JMV, etc, é  importante e torna-te mais forte! :)


Reunião dia 12 de Novembro de 2011

Na sequência do que falámos na reunião anterior, o nosso grupo passou mais uma vez :) das palavras à prática e dedicámos esta reunião a visitar pessoas que vivem mais sozinhas.

Mais uma vez vimos que é também no "serviço prático" que conseguimos da melhor forma seguir o exemplo de S. Vicente (e de Madre Teresa) e assim espalhar mais uns sorrisos pela pessoas da nossa paróquia que precisam de nós cada vez mais activos!! :)

JMV é para continuar! xD

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Reunião de 5 de Novembro de 2011

A reunião do passado sábado foi dada pelo Francisco (Xico) e baseou-se em dois textos que ele nos trouxe: um sobre S. Vicente de Paulo e outro sobre a Madre Teresa de Calcutá.
 Muitas opiniões foram ditas às cerca dos dois textos… por exemplo sobre o primeiro, o aspecto que todos focámos mais foi que orar também é “atender o pobre”, devemos não apenas orar, mas também pôr o que aprendemos em prática ajudando o próximo e esta ajuda é assim também uma forma de orar.
Nem todos conheciam o exemplo de São Vicente (o que é bom, por significa que estamos a crescer em número xD), mas por outro lado já todos conhecíamos mais ou menos o exemplo da Madre Teresa.
 Foi dito que ela teve uma vida realmente de entrega ao próximo e que nisso via-se também, mais uma vez que também é possível orar no serviço, contudo ela refere mais duas coisas também muito importantes: a primeira é que devemos sorrir – às vezes não são precisos grandes feitos para ajudar o próximo, um sorriso pode fazer a diferença – a segunda é que ela vai rezar pelos que têm dúvidas, para que eles encontrem o seu caminho, em vez de se focarem em realidades que talvez não sejam as mais importantes.
Não devemos acreditar em tudo, nem concordar com tudo o que é a igreja, devemos sim, ir fazendo a nossa caminhada com o intuito de sermos cada vez melhores instrumentos de Deus (S. Vicente e Madre Teresa foram bons muito instrumentos), desvalorizando aquilo que pode pôr em dúvida o Deus de Amor que nos dá tantas alegrias.
Na reunião estiveram presentes, os dois/três novatos: o Catalin, a Patrícia e o Rui :) e mais eu, o Xico, a Isabel, o Zé, a Maria Inês, a Cátia e o Garroja. Penso que foi uma reunião muito proveitosa, pois falámos sobre vários assuntos, muito para além do que estava inicialmente programa pelo Xico, penso eu. Mas foi bom, pois é na partilha de histórias, dúvidas, respostas, testemunhos, etc., que conseguimos cada vez estarmos mais firmes na fá e também crescer como pessoas.
Deixo-vos aqui os dois textos:

Muitos sorrisos para todos,
Filipa Vieira

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Convite Filhas da Caridade - "Tudo posso naquele que me fortalece" - Adoração Eucarística‏

Caros jovens,

Nesta semana, especialmente dedicada à oração pelos Seminários, as Irmãs Filhas da Caridade convidam-nos para nos juntarmos para a Adoração ao Santíssimo, no próximo Domingo, dia 13, às 15h, na Capela das Filhas da Caridade, no Campo Grande, em Lisboa.

Enviamos o convite em anexo e apelamos à vossa participação, especialmente dos grupos que estejam mais perto de Lisboa.

Um abraço em Maria e em Vicente,

António Clemente
Vogal Nacional de Informação e Comunicação

Penso que pode ser proveitoso para quem estiver em Lisboa :)
Aqui fica também o convite referido acima:

Filipa Vieira

Novas aplicações no nosso blog! :)

Olá pessoal!!
Conforme prometi na reunião... já adicionei umas aplicações ao nosso blog :)

Passo a Rezar: podem encontrar uma oração para fazerem todos os dias, quando as ideias não fluem por nó próprios, este site é uma boa ajuda para fazermos uma oração diária. Pode-se ouvir online todos os dias ou descarregar para o Computador/MP3 as orações para toda a semana e depois em cada dia faz-se a respectiva oração.

Evangelho Quotidiano: é um site onde está disponível o evangelho de cada dia e mais algumas leituras. Pode-se fazer uma inscrição e receber todos os dias, só durante a semana ou só aos domingos e dias de festas o evangelho na caixa do correio. Neste site também encontram ligações para outros onde é possível subscrever este mesmo “serviço” mas para o telemóvel.

Canal do Vaticano no YouTube: tem videos relativos às actividades de Bento XVI e de outros eventos relativos ao Vaticano.

Espero que estas aplicações ajudem todos nós a estarmos ca
da vez mais firmes na Fé! =D
Filipa Vieira

sábado, 5 de novembro de 2011

EJV e JMV - Agradecimento do Superior Geral, Padre Gregory Gay‏

Para todos os jovens participantes no EJV e JMV - Carta de Agradecimento do Superior Geral, Padre Gregory Gay‏:

Jovens Vicentinos, Queridos Irmãos:
Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam em nossos corações agora e sempre!
Aproveito este espaço para dirigir-me a todos vocês, com muita gratidão, por tudo o que, como Família Vicentina vivemos em datas recentes. Realmente para nós o mês de Agosto esteve cheio de muitas bênçãos e por isto, estamos agradecendo a Deus, a Virgem Maria e Nossos Santos Vicentinos. E com certeza, muito agradecidos a vocês, jovens Vicentinos das distintas Ramas da Família Vicentina, Irmãs e Coirmãos assessores que estiveram envolvidos em toda a organização do nosso EJV.

Obrigado por toda a animação e espírito de oração que nos fez viver, especialmente nas celebrações eucarísticas. Particularmente na missa em que refletimos sobre o nosso carisma. Eu vi os rostos dos jovens, eram brilhantes e cheios de alegria, sobre tudo quando se formou o rosto de São Vicente com um quebra cabeças. Ele nos fez sentir um saudável orgulho de pertencer a um Carisma muito importante para o mundo e a Igreja de hoje. Da mesma forma, a Eucaristia celebrada na Basílica da Medalha Milagrosa em torno a Virgem Maria, nos levou a refletir no dom que temos como Família. Somos chamados a dar este presente aos outros, especialmente aos jovens, levando-os a Maria como Mãe e como discípula- missionária.
Obrigado por todas as atividades desenvolvidas de modo criativas: oficinas, catequese, momentos de recreação, experiências no serviço vicentino. Fiquei contente de ver e apreciar com os jovens a sua alegria e esperança; o seu entusiasmo e empenho. Realmente foi uma grande experiência animadora, gratificante e acima de tudo que nos desafia a continuar nosso caminho para ser uma Boa Noticia para os Pobres.
Obrigado por fazer parte desta Família, obrigado porque cada Rama tem seus dons particulares e juntos somos uma força transformadora na sociedade, que vai gerando vida, onde a maioria mais necessita.
Convido-os a colher os frutos deste encontro, para que possamos viver nossa identidade vicentina, tão necessária no mundo de Hoje. Para que cada Rama nos diversos países onde vivemos a nossa espiritualidade, os Pobres tenham vida e como diz a Palavra de Deus, esta vida seja em abundância.

Deus abençoe!
Seu irmão em São Vicente,
G. Gregory Gay, C.M.
Superior Geral

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ENCONTRO REGIONAL SUL



 
 
PROGRAMA:
9h00 – Acolhimento
9:30h – Apresentação do tema
10:00h – Trabalho em comunidades
11:30h – Eucaristia
13:00h – Almoço
- Convívio
14:30h – Partilha
15:00h – Trabalho em Comunidades
16:15h – Oração de Envio
– Despedida

NOTA: Para mais informações jmvsantiagodocacem@gmail.com

domingo, 30 de outubro de 2011

Reunião 29/10/11

O que é a oração?

A oração é a "elevação do espirito e do coração para deus". O que é o espirito? O que é o coração? O espirito pensa, questiona, planifica, inquieta-se, imagina. O coração conhece, ama.

Muitos são aqueles que recorrem à oração apenas para pedir a Deus a sua ajuda, sobretudo, em momentos de aflição. É muito natural exprimir a nossa fé e a nossa confiança em Deus desta forma. Mas então, onde está a nossa fé? Como Jesus nos ensinou, Deus conhece as nossas necessidades mesmo antes de nós Lhe pedirmos seja o que for. Exprimindo, assim, as nossas necessidades a Deus, não procuramos nem informá-lO acerca daquilo que desconhece, nem persuadi-lO a alterar o Seu plano. É antes de mais para fortalecer a nossa confiança que Deus nos conhece e cuida de nós. Sem uma fé profunda e esclarecida, a evolução da nossa oração pode ficar seriamente comprometida e permanecer estática.


No final entreguei a cada um, uma oração que gosto particularmente (para quem não esteve presente, há alguns papelinhos com a oração, no placar de esferovite).

Senhor, no silêncio desta prece ,venho pedir-te a paz, a sabedoria , e a força.
Quero sempre olhar o mundo, com olhos cheio de amor. Quero ser paciente, compreensivo e prudente. Quero ver além das aparências, teus filhos, como Tu mesmo os vês, e assim Senhor ver somente o bem, em cada um deles. Fecha os meus ouvidos a todas as calúnias. Guarda minha língua de todas as maldades, para que só de bênçãos se encha o meu coração. Que eu seja tão bom e alegre, que todos aqueles que se aproximarem de mim, sintam a Tua Presença. Reveste-me de Tua beleza, Senhor, para que durante a minha vida na Terra, eu Te revele a todos!
Amén
 
 
Vânia Penedo*

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Admissão de novos elementos em Carvalhal

Olá a todos os JMV's  :)

É com muito gosto que o Centro Local de Carvalhal vos convida para a admissão de novos elementos, a realizar-se na Eucaristia do próximo sábado, dia 29 de Outubro, às 19h na Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, em Carvalhal.

Contamos com a vossa presença neste momento tão importante para o nosso Centro Local!

Um abraço em Cristo.

Vogais de Imprensa CL Carvalhal
Mónica Pires e Ana Cláudia Correia

«Não sou daqui nem dali, mas de qualquer lugar onde Deus quer que esteja»
São Vicente de Paulo

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reunião 22Outubro2011

Sábado como normal tivemos a nossa reunião, a primeira de formação deste ano, com o tema "Oração, fonte de vida espiritual para jovens vicentinos". Foi "dirigida" pela Rita Silva e estavamos: Eu mesmo, o Zé Pedro, Catalin, Roberto, Vânia, Carolina, Maria Inês e a Patrícia (uma possivel futura aquisição =P)... A nossa reflexão baseou-se na música do António Variações "Estou além", onde falamos da constante agitação do nosso dia-a-dia, da necessidade que temos de querer sempre mais, de não estar conformados, da vontade de partir... Falamos também da nossa liberdade interior... E claro da oração, do tempo que lhe dedicamos, a importância que lhe damos e a forma como fazemos. A rita no fim entregou uma frase/compromisso para a semana, a qual eu não recebi =P porque havia um papel a menos... Mas aposto que pedia que durante a semana todos valorizassemos mais o tempo dedicado à oração.
Acho que foi mais ou menos isso que aconteceu =) No fim-de-semana ainda tivemos rosário sábado à noite que correu muitissimo bem, assim como animamos a eucaristia no domingo...

Xico

5º Pára para ouvir, Medita e… Partilha o que Estás a sentir.

Este "Domingo", XXX do Tempo Comum escolhi o cântico Amar. o Evangelho diz isso mesmo, "Amarás o Senhor teu Deus e o próximo como a ti mesmo". Todos nós devemos ter o Amor de Deus presente em todos os momentos da nossa vida.



Senhor, eu não quero sentir
que o teu mandamento de amor
é só uma obrigação,
mas que ele venha de dentro.
Eu quero ser teu instrumento.

Senhor, quero ser feliz,
amando os meus irmãos
de uma forma natural.
Quero sorrir e quero chorar,
com o que me deste para desfrutar.
Amar, eu quero aprender a amar,
porque eu nasci p’ra amar.
Ao dar-me o teu sopro divino,
marcaste o meu ideal.
Amar, eu quero aprender a amar,
porque eu nasci p’ra amar,
para saber que estou vivo,
porque há algo teu que eu sei dar:
o amor.



Senhor, quero descobrir
que há algo que me deste
que posso partilhar
sabendo que vou fazer-te feliz.


Pára para ouvir, 
Medita e… Partilha 
O que Estás a sentir.

BEIJINHOS E ABRAÇO
ZÉ PEDRO

domingo, 23 de outubro de 2011

Envagelho deste domingo

Evangelho segundo S. Mateus 22,34-40. (Envagelho deste domingo)
Naquele tempo, os fariseus ouvindo dizer que Jesus reduzira os saduceus ao silêncio, reuniram-se em grupo. E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar:
«Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?»
Jesus disse lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.»


Boa semana para todos :)
Filipa Vieira

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crismas 2011


















Recebemos o Espírito Santo no Baptismo, mas a plenitude dos seus dons, apenas no crisma. 

Beijinhos, Vânia Penedo

4º Pára para ouvir, Medita e… Partilha o que Estás a sentir.

Peço desculpa do atraso de um dia, mas nao consegui ter tempo ontem =D

Depois de um fim de semana de crismas a musica escolhida tinha de ser relacionada com o Espírito Santo, entao para esta semana escolhi o "Espirito de Amor".

Parabéns Isabel e Maria Ines por mais uma etapa na vossa vida! Como sabem não acabou,mas sim, ainda agora começou!! há muita coisa para fazer!! :D




O amor que o Espírito me dá, 
A força que tem p’ra mudar,
Quando me afasto ensina-me a caminhar, 
A minha vida nas mãos de Deus quer ficar.
Sol da minha vida,                                  quantas vezes me senti perdido, 
                                (Sol da minha vida,                       me senti perdido, ) 
Cego na escuridão, sem encontrar um caminho. 

Vem Espírito de amor Ilumina a minha vida,
Vem encher de calor esta alma sofrida.
 
O fogo que desceu do céu, 
Mostra como falar de Deus
Sem medo, sem vergonha eu quero gritar, 
Senhor, meu Deus, a Ti sempre quero amar.
Sinto a Tua força,                               Enches-me com a Tua paz,  
                             (Sinto a Tua força                    com a Tua paz,) 
Sei que estou seguro que sempre me guiarás. 

Pára para ouvir, 
Medita e… Partilha 
O que Estás a sentir.

Beijinhos e Abraços
Zé Pedro

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Vicentinos, um estilo de vida para HOJE!

Olá a todos!

este sábado, às 10h, será a primeira reunião de formação/oração!

o tema deste ano é: "Vicentinos, um estilo de vida para HOJE!"

a partir de hoje o que te comprometes a fazer como vicentino que és??

bjs e até sábado!!

Filipa Vieira

domingo, 2 de outubro de 2011

3º Pára para ouvir, Medita e… Partilha o que Estás a sentir.

Este domingo foi o XXVII do tempo comum e não podíamos deixar de homenagear o nosso padroeiro São Vicente depois do Dia de São Vicente Paulo (27 Setembro) e também para antecipar o encontro Nacional da Família Vicentina, na Quarta-feira dia 5 de Outubro.




Muitas vezes eu me canso
De um mundo superficial
Onde quase tudo vale
Onde sobra a verdade

Sinto-me tão diferente
Quero mesmo arriscar
Sonho um mundo sem pobreza
Onde brilha, amizade

Porque Deus conta contigo
E te chama ao coração
São Vicente e Santa Luísa
Vão contigo em missão

Implicados bem no mundo
(tu          e                   eu)
Por uma missão de amor
                      (de        amor)
Responsáveis de uma herança
Caminhamos junto a Deus (bis)

Antes da tua existência
Houve gente com valor
Que ao exemplo do teu mestre
Deram tudo por amor

Cantando nós recordamos
Esse mágico trabalho
Feito por todos os pobres
E por um mundo melhor.

Porque Deus conta contigo…

Desde hoje como antes
Construímos todos juntos
Um lugar muito melhor.

Tu e eu junto a Deus
Implicados bem no mundo
Por uma missão de amor.


Vamos entrar no  Espírito do Encontro da Família Vicentina !!!!



Pára para ouvir, 
Medita e… Partilha 
o que Estás a sentir.

BEIJINHOS E ABRAÇOS
Zé Pedro

Blog Novidades

Olá Maltinha,

Novas funcionalidades no nosso blog =) Agora já podem seguir o nosso blog através do vosso e-mail...
E já temos um e-mail de Santiago (porque não conseguiamos abrir nenhum dos outros)

Beijos e abraços
Francisco

Dia Diocesano





No passado dia 24 de Setembro de 2011 realizou-se o Dia Diocesano que teve lugar no Seminário em Beja. A JMV de Santiago do Cacém não poderia deixar de estar presente num dia tão importante como este, em que se celebra o inicio de um novo ano pastoral. O nosso dia começou cedo, com um acolhimento, oração da manha e apresentação dos participantes por arciprestados de seguida a apresentação do Cartaz e do Plano pastoral de 2011/2012. Entre muitas outras actividades que realizamos, como jogos, cânticos e debates sobre as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid e sobre orações em TAIZE. Fomos jovens de toda a diocese de Beja, como Santiago do Cacém, Sines, Beja, Odemira, Moura, Castro Verde, Santo André e Grândola. Foi um dia cheio para todos nós.

Isabel Vilhena

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Encontro da Família Vicentina, dia 5 de Outubro


quem quiser ir, fale rapidamente com o Xico

Olá pessoal, como sabem estamos a preparar o encontro da Família Vicentina, que se vai realizar na quarta-feira no externato... A missa desse dia está à responsabilidade da JMV, a ideia é estar a JMV em peso a animar este dia, portanto peço-vos que falem como todos os do vosso grupo para que, não só venham no dia 5, como também aos dois ensaios que vão ser na Segunda e Terça às 21h00 no externato... todos os instrumentos são bem vindos, todas as pessoas são bem vindas... Vamos dar a este encontro a alegria da juventude... alguma dúvida é só ligarem... Passem a mensagem a todos... os centros locais são: Santiago, S.João, Olival, Catujal, Alcainça, Sobreiro, Achada, Mafra e Paialvo. (E todos aqueles que estão em lisboa e que não vão a casa)
 
Beijos e Abraços e Passem Mensagem
Francisco Vilhena
 
P.s. Se alguém de paialvo quiser vir na terça à noite para o ensaio acredito que consiga entre nós encontrar local para dormir...

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

27 de Setembro - Dia S. Vicente de Paulo

Hoje é um dia muito especial para todos os vicentinos, hoje é dia de São Vicente de Paulo!
Hoje, pára! Deixa a tua rotina de lado por hoje e dedica-te um pouco mais aos pobres e pouco a pouco vai fazendo das atitudes que tiveres hoje, o teu estilo de vida.
"Vicentinos, um estilo de vida para HOJE"


UM POUCO DE HISTÓRIA:

Foi nas Landes, em Pouy, nos arredores de Dax, que nasceu em 1581 o jovem Vicente de Paulo, terceiro dos seis filhos de modestos lavradores. Dos longos dias passados no meio da natureza, na guarda de rebanhos, lhe veio o gosto da solidão e do recolhimento.
As instâncias do pároco e do juiz, impressionados com a viva inteligência de Vicente, mandou-o seu pai para o colégio em Dax, onde fez rápidos estudos e se definiu a sua vocação.
Ordenado em 1600, com vinte anos incompletos, torna-se sucessivamente capelão de Margarida de Valois, pároco de Clichy, que transforma em paróquia modelo e preceptor na família de Filipe Manuel Gondi, general das galés, à qual acompanha nas suas deslocações; verifica então o que é a miséria dos lavradores e a insuficiência do clero rural e daí lhe nasce o sentimento da necessidade de evangelizar os meios rurais.
É nomeado pároco de Chatillon-les-Dombes, aldeia moralmente abandonada, numa igreja deserta, com uma população miserável, sob a influência protestante. Em pouco tempo tudo está transformado, moral e materialmente, prestando-se a população a auxiliá-lo. Funda então a primeira «Confraria de Caridade» destinada a «ajudar o corpo e a alma a bem morrer ou a bem viver».
De novo em casa dos Gondi, que o reclamam, põe em pé a Congregação da Missão, destinada a evangelizar aldeias, a qual em poucos anos cobre grande parte do solo da França. A completar a acção das Missões, desenvolve as Confrarias de Caridade, para o que chama o concurso de Luísa de Marillac, que com ele colaborará até à morte e recruta as Damas da Caridade.
Entretanto, como capelão das Galés, Vicente de Paulo toma contacto com as prisões, verdadeira imagem do inferno e consegue melhorar a sorte dos desgraçados presos, transferindo-os para lugar habitável, organizando visitas e socorros, tanto materiais como morais.
Para assegurar permanência nos socorros aos deserdados, institui as «Filhas da Caridade», origem das «Irmãs de S. Vicente de Paulo».
Ao mesmo tempo dedica os seus esforços à espiritualização do clero: daí nasceram, em diversos seminários, os «exercícios dos ordinandos», e também as «Conferências das Terças-feiras», destinadas aos futuros Bispos, frequentadas, entre outros, por Bossuet, que a Vicente de Paulo aplicava o dito do Apóstolo: «Se alguém fala, que as suas palavras sejam as palavras de Deus».
Junto de Luís XIII, de Ana de Áustria, de Richelieu e de Mazarino, desenvolve notável acção na escolha de superiores eclesiásticos e a sua actividade torna-se prodigiosa para acudir a todos os males: cria o orfanato, instrução, aprendizagem e colocação de crianças expostas; organiza um vasto socorro às províncias devastadas pela guerra, vencendo a fome, as epidemias e levantando ruínas.
Inteligência fulgurante, que lhe apresenta a raiz do mal a combater, vontade firme e privilegiado espírito de organização; tudo isto ao serviço dum coração a transbordar de amor fraterno, constitui o mais admirável exemplo terreno da «Caridade nas Obras».
Falecido em 1660, foi canonizado em 16 de Junho de 1737, vindo a ser proclamado por Leão XIII patrono das obras de caridade.


TERMINO COM UMA PEQUENA PRESSE:
Concedei-nos Senhor Jesus, que, no VIVER, CONTEMPLAR e SERVIR organizemos um exército forte, capaz de romper as barreiras da insjustiça, do egoísmo e do pecado que nos afastam de vós e nos tornam menos irmãos. Enfim, daí-nos a prudência e a compreensão de São Vicente de Paulo, para servirmos a todos que por esperam.


São Vicente de Paulo conta com todos nós, JMV!


Feliz dia do padroeiro da Caridade,

Filipa Vieira

domingo, 25 de setembro de 2011

2º Pára para ouvir, Medita e… Partilha o que Estás a sentir.

Mais um domingo e este era o XXVI Domingo do Tempo de Comum. Desta vez a musica escolhida foi: Tu, vem e segue-Me

ESTÁS A ESPERA DE QUÊ? :D




Deixa que o mundo siga a sua aventura
Deixa que o homem retome à sua casa
Deixa que a gente se entregue à sua riqueza
Mas tu, tu vem e segue-me, Tu, vem e segue-me

Deixa que o barco erga as velas ao vento
Deixa que encontre o afecto que está preso a si
Deixa que da árvore caiam os frutos maduros
Mas tu, tu vem e segue-me, Tu, vem e segue-me

E serás luz para os homens,
e serás o sal da terra
E num mundo deserto abrirás um caminho novo. (bis)
E por este caminho vai,
vai… e não olhes mais para trás…

Pára para ouvir,
Medita e… Partilha
o que Estás a sentir.

ps: há um local ("coments") próprio para partilhar o que estas a sentir :P

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

podemos sempre conseguir mais



Que bom foi ver isto!

Parabéns à JMV de Alferrarede!

Pessoal, isto é um grande exemplo de como podemos sempre conseguir mais.

Humildade, Trabalho, Dedicação, Esperança, Amor e Fé, são os ingredientes que têm sempre que fazer parte do nosso caminho.

Filipa Vieira

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DIOCESANO



Aproxima-se o Dia Diocesano, que terá lugar no Seminário em Beja, no próximo dia 24.
Venho relembrar o programa desse dia, início do novo ano Pastoral.
Aproxima-se o Dia Diocesano. Embora já tivesse enviado por carta a convocatória com o pedido aos párocos para entregar as convocatórias aos colaboradores que participaram no processo de repensar juntos a pastoral da Igreja, venho relembrar o programa, (…) e pedir para, nos dias 19 e 20, nas jornadas do clero, trazer o número de pessoas das respetivas paróquias que pensam participar, pois não teríamos espaço suficiente caso todos viessem.
Desejando um bom recomeço do ano, subscrevo-me com gratidão e amizade
António Vitalino, Bispo de Beja
PROGRAMA DO DIA DIOCESANO a 24.9.2011
No Centro Pastoral – Seminário de Beja
-     9,30 h acolhimento
-     10,00 h oração da manhã
-     10,30 h apresentação dos participantes por arciprestados
-     Eco do que se fez em 2010-2011 e apresentação do Cartaz e do Plano pastoral de 2011/2012
-     11,30 h intervalo
-     12,00 h: Dimensão missionária da nossa fé, pelos Padres da Congregação da Missão
-     13,00 h: Almoço partilhado
-     14,15 h: Jogral sobre as Origens, pelo grupo de jovens de Odemira. A seguir, encontros por arciprestados
-     15,45 h: Plenário
-     16,15 h: Missa de encerramento e Envio em Missão
Observações:
1. Pede-se a cada pároco para anotar o número de pessoas que se disponibilizam para vir ao Dia Diocesano. No encontro do clero a 19 e 20 de setembro será entregue a listagem das pessoas convidadas, para que os párocos assinalem quem manifestou intenção de participar, a fim de se prever o arranjo e a distribuição dos espaços.
2. Pede-se aos párocos para suprimir as Missas vespertinas e para pedir às pessoas que tragam algum alimento ou bebida para o almoço partilhado.
3. Antes das reuniões por arciprestados serão entregues algumas questões para o diálogo.
4. Os jovens que foram às Jornadas Mundiais da Juventude, em Madrid, irão ter um papel especial na animação do dia.
Fonte: http://www.diocese-beja.pt

A J.M.V. VAI ESTAR PRESENTE! :D

beijinhos e abraços 
Zé Pedro

domingo, 18 de setembro de 2011

Pára para ouvir, Medita e… Partilha o que Estás a sentir.

A partir de agora todos os domingos vou começar seleccionar uma música para ouvirem e pensarem o que ela transmite durante toda a semana.
O objectivo será ter uma música de acordo com a liturgia do domingo por isso:

"Pára para ouvir,
Medita e…
Partilha o que 
Estás a sentir."

Este domingo (para começar) não me guiei pela liturgia decidi já a dias escolher esta musica porque achei completamente adequada ao momento em que nos encontramos, inicio de ano (aulas, J.M.V, Catequese... ) que para muitos é de grande mudança e de novos desafios. Esta música tem tudo para ganharmos a força necessária para o ano que ai vem e transmite-nos uma energia muito positiva por isso….

ACREDITEM!!! :D




Quando acordares olha por mim
E em silêncio beija-me assim
Conta-me como é acreditar
Mostra-me o mundo pra além do olhar

Vozes no mar que se escondem
E com vergonha de te ver, talvez!!!
Passo a vida sem acreditar
Na corda bamba a vacilar

Ergue-te ao sol
Vive cada dia como um só
Solta a tua voz
Vem comigo acreditar


E ao acordar vejo-te a olhar
Para o fim do céu, lá, junto ao mar
Contigo ri-me e encontrei
As palavras certas para ser alguém

E assim vivi, acreditei
Nadei no Sol e no mar Voei
Bastou ter fé e acreditar
E passo a passo, viver, amar


"(...)Partilha o que 
Estás a sentir."

Beijinhos e Abraços 
Zé Pedro 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NOVA PROPOSTA SEMANAL

ALGO NOVO IRÁ SURGIR!!



BREVEMENTE... 


"Pára para ouvir,
Medita e… Partilha o que 
Estás a sentir."


Beijinhos e Abraços
Zé Pedro